Morreu a baleia encalhada em Angra dos Reis

A baleia jubarte que encalhou às 9 horas deste sábado (26/8) na Baia da Ilha Grande,

em Angra dos Reis, Costa Verde do Rio, morreu na manhã de hoje na Praia do Sul

Foto arquivo pessoal/Mateus Tenório

Aproximadamente 50 pessoas — entre elas equipes do Inea, da Marinha, do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores (Maqua) —, participaram dos trabalhos para tentar salvar o mamífero aquático. O Corpo de Bombeiros, moradores e funcionários da reserva ambiental, onde fica a praia, também ajudaram fazendo a hidratação da baleia. Foram usados ainda um helicóptero e dois rebocadores no resgate.


De acordo com o Maqua, o animal estava encalhado em uma posição muito ruim, em zona de arrebentação, onde tem muitas ondas. Uma tentativa de soltura chegou a ser feita, mas a baleia estava muito debilitada e não resistiu.


“Trabalho há 25 anos no Maqua e nunca presenciei nada parecido. Três encalhes em quatro dias é realmente muito estranho. São baleias juvenis, entorno de 10 metros, com a mesma faixa etária”, disse o coordenador do Maqua, José Laílson Brito Júnior, que afirmou estar em alerta e que não vai descartar nenhuma possibilidade. Ainda de acordo com José Laílson, os três animais possuem características de que poderiam estar doentes, como, por exemplo, algum vírus ter infectado eles.