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Procon Estadual autua 18 lojas do shopping Rio Sul nesta segunda-feira

Em dois restaurantes fiscalizados, foram descartados

mais de 37kg de alimentos impróprios para o consumo

Fotos divulgação/Procon

O Procon Estadual realizou, nesta segunda-feira (21/08), uma nova etapa da Operação Número Um, fiscalizando o shopping Rio Sul, em Botafogo. Foram vistoriadas 48 lojas e restaurantes, dos quais 18 foram autuados. Os fiscais descartaram 37kg e 360g de alimentos impróprios para o consumo.


Os alimentos descartados foram encontrados nos restaurantes Taiping e Emporium Pax. Entre eles estavam 3kg e 400g de filé de peito de frango, 3kg e 200g de salmão cozido, 4kg e 170g de arroz integral, 3kg e 500g de macarrão, 1kg e 300g de inhoque, 900g de molho agridoce e 770g de ravióli, todos vencidos. O La Mole foi autuado porque um exaustor da cozinha estava enferrujado e com falhas na estrutura, sendo suspenso por um plástico.


Na loja Rigy, um cartaz na vitrine informava que produtos selecionados no interior da loja estavam com desconto de 50%. No entanto, não havia indicativo dos produtos que apresentavam este desconto, nem diferença de valor nas etiquetas, impossibilitando que o consumidor soubesse se está ou não recebendo o desconto anunciado.


Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Foxton, John John, Le Lis Blanc, Anacapri, Beluga, Rosa Chá, Aquamar, Lojas Americanas, Farm, Enjoy, Toscana Frios, Mac, Mr. Cat, Óticas Carol, Armadillo, Farmalife, Contém 1g make-up, Ráscal, Ícaro, Zara Home, Gula Gula, Físico e Forma, Sushi Rio, Outback, Datelli, Richards, Crawford, O Boticário, Boutique do Papel e Mercatto.


O nome da operação é uma referência ao fato de o Rio Sul ter sido o primeiro shopping da cidade, inaugurado em 1980.


Balanço da Operação Número Um:

1 - Folic: Ausência do Livro de Reclamações.


2 - Arte em Casa Decor: Ausência do alvará de funcionamento e do cartaz do 151. Preços não visíveis.


3 - Tommy Hilfiger: Livro de Reclamações não autenticado. Ausência de preço exposto nos produtos.


4 - Odontomar: Ausência de cartaz do Livro de Reclamações e de preços nos produtos expostos.


5 - Lindt: Ausência do alvará de funcionamento.


6 - Taiping culinária japonesa e chinesa: Produtos vencidos: 3kg e 400g de filé de peito de frango, 3kg e 200g de salmão cozido, 2kg e 200g de harussame (salada de macarrão de arroz) e 1kg e 300g de salmão temperado.


7 - Granado: Ausência do alvará de funcionamento.


8 - Dona Xica: Ausência de preços na vitrine e do cartaz do 151.


9 - Ághata: Ausências dos cartazes do Livro de Reclamações e do 151.


10 - Emporium Pax: Produtos vencidos: 4kg e 170g de arroz integral, 3kg e 500g de macarrão, 1kg e 300g de inhoque, 900g de molho agridoce, 770g de ravióli, 600g de extrato de tomate e 310g de queijo gorgonzola. Produtos armazenados sob refrigeração sem especificação da validade: 9kg de queijo mussarela ralado, 4kg de canja de galinha, 1kg e 200g de penne, 750g de espaguete e 760g de mistura de queijo e presunto picados.


11 - HB: Ausências do cartazes do 151 e do Livro de Reclamações e de preços nos produtos expostos.


12 - Siberian: Ausência do alvará de funcionamento.


13 - Liga Retrô: Ausência de preços nos produtos expostos no interior da loja e do cartaz 151. Livro de Reclamações não autenticado.


14 - Rygy: Na vitrine da loja, um cartaz informa que produtos selecionados no interior da loja estão com desconto de 50%. No entanto, no interior da loja, não há indicativo dos produtos selecionados com o desconto, nem diferença nas etiquetas, não permitindo ao consumidor saber se está ou não recebendo o referido desconto.


15 - Espaço Laser: Ausência do Código de Defesa do Consumidor, do cartaz do 151 e do Livro de Reclamações.


16 - Restaurante Ojo: Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.


17 - K-Za: Ausências do alvará, do cartaz do 151, do Livro de Reclamações e do Código de Defesa do Consumidor.


18 - La Mole: Exaustor na cozinha em estado de ferrugem, com falhas na estrutura e sendo suspenso por plástico.


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