top of page

Trânsito em Petrópolis será alterado para a Bauernfest


A interdição da Rua Alfredo Pachá começa a partir da próxima sexta-feira (23) às 10h para o trânsito de veículos. O motivo é o início da 28ª edição da Bauernfest, a festa do Colono Alemão. Até o dia 2 de julho, a rua em frente ao Palácio de Cristal interrompe o fluxo durante quase todo o dia para dar lugar às barraquinhas que compõem a segunda maior festa do gênero no país. As alterações nesses locais vão até às 4h, quando o fluxo de veículos é liberado para carros de pequeno porte.


Com a expectativa de 320 mil pessoas se dirigindo à festa em seus 10 dias, a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), está instruindo aos petropolitanos e visitantes rotas alternativas para diminuir o impacto sobre as ruas do Centro Histórico, aumentando a fluidez para quem não tiver a festa como destino final e melhorando a mobilidade no trânsito.

Uma dessas alternativas se dá no trecho entre Itaipava e o Bingen, que além da BR-040, tem a opção de passagem subindo o Quarteirão Brasileiro, saindo na Mosela. A opção se dá para quem precisa fazer o caminho contrário. Alternativa entre o Bingen e o Quitandinha, evitando o Centro, é a passagem pela Vila Militar, chegando no Valparaíso. Outra opção de passagem para o Valparaíso é a utilização da Comunidade Oswaldo Cruz – que dá acesso ao Cemitério Municipal. Entre o Itamarati e o Quitandinha, a rota alternativa é o Alto da Serra, pela Rua Santos Dumont.


“Com a grande expectativa de público nos dias de festa, quem não for para o evento tem outras opções de trajetos para evitar as ruas do Centro e possíveis engarrafamentos. Estamos montando um esquema de trânsito com a nossa equipe para diminuir da melhor forma possível o trânsito na cidade. Mas, a exemplo de todos os grandes eventos, promovidos não só em Petrópolis, mas em todo o país, sabemos que é uma tarefa complicada”, pontua o diretor-presidente da CPTrans, Maurinho Branco.


Por conta do grande fluxo de veículos que estará na cidade, a Alfredo Pachá também ficará aberta entre 4h e 10h, quando os veículos de pequeno porte estarão autorizados a passar pela via. A medida foi adotada porque, principalmente nos dias de semana, o número de veículos que passam pela rua é grande.

bottom of page