top of page

144ª Feijoada do Cacique celebra a Consciência Negra e lança campanha Novembro Azul

  • Foto do escritor: Gilson da Gama Barcellos
    Gilson da Gama Barcellos
  • 16 de nov.
  • 2 min de leitura

Rio de Janeiro, 16/11/2025

Por Redação GBNEWS

ree

Esta edição do evento, essencial no calendário caciqueano, marca um tributo à Consciência Negra, mês dedicado à reflexão sobre a importância da cultura afro-brasileira, à valorização das contribuições do povo negro em todas as áreas da sociedade e ao fortalecimento do compromisso com a igualdade racial, o respeito e a dignidade.

 

O Cacique de Ramos, reconhecido como uma das mais importantes instituições culturais do país, segue há mais de seis décadas exaltando e preservando a herança do povo negro por meio da arte, da música e da troca de experiências.

 

Sua história evidencia o papel do Cacique como espaço de resistência e exaltação da ancestralidade que moldou o samba.

ree

Já a campanha Novembro Azul será lembrada ao longo do evento, reforçando a importância da prevenção e do diálogo sobre a saúde do homem, tema que o Cacique acolhe pelo exemplo de Bira Presidente. As camisetas da campanha já estão disponíveis na boutique do bloco.

 

Com a alegria e o respeito que caracterizam a casa, o evento reúne nomes que traduzem a história e a renovação do samba. No palco, as apresentações dos grupos Caciqueando e Força da Cor, herdeiros diretos do legado caciqueano, firmam o elo entre tradição e atualidade.

ree

Priscila Gouveia (foto Michelle Beff)


A potência feminina brilha com Margarete Mendes, Priscila Gouvêa e Ale Maria, que emprestam voz e sensibilidade às mensagens de resistência, fé e amor. Completam a programação Mario Neto e os grupos Samba do Denis e Samba da Feira, garantindo o tempero perfeito entre o clássico e o contemporâneo.

 

A feijoada será servida a partir das 13h, ao valor de R$ 35,00 o prato, outra opção é o buffet de churrasco. As mesas estarão disponíveis para aluguel no local, e a entrada é franca.

 

A programação inclui ainda a participação da Corte Curumim, da Corte Glória Caciqueana, o desfile do estandarte e a presença das Alas Reunidas, tradição carnavalesca que é a força e brilho desta instituição sexagenária.

 

Durante toda a tarde, o público poderá visitar o Centro de Memória do Cacique de Ramos, espaço dedicado à preservação da história e da cultura da instituição.  Um mergulho na trajetória de um dos mais importantes movimentos culturais do país.

 

O evento acontece na quadra do Cacique de Ramos, na Rua Uranos 1326, Olaria – Rio de Janeiro. Informações pelo WhatsApp (21) 3251-4374.

 

Entrada: Franca

 

Comentários


bottom of page