Rio de Janeiro, 11/7/2022
Por Redação GBNEWS
Fotos: Thiago Diz

A prova de mountain bike fechou com chave de ouro, neste domingo (10), a 3ª etapa da World Trail Races. As largadas dos dois percursos -- 27 km e 52 km -- aconteceram na Estação Portela (Maria Fumaça), um dos pontos turísticos da Miguel Pereira, estância climática no interior do Rio de Janeiro, que recebeu a etapa inédita da maior liga de esportes de montanha do Brasil. O evento é realizado pela 213 Sports, vertical de esportes da V3A e pela Speed Eventos Esportivos. Os organizadores comemoram o sucesso da etapa deste fim de semana, que entrará no calendário das próximas temporadas.
“A etapa foi sensacional porque Miguel Pereira tem uma cadeia de montanhas que estimula muito a prática esportiva e, principalmente, o esporte de montanha. Com isso, conseguimos um resultado sensacional onde corredores e cliclistas vivenciaram um sobe e desce entre montanhas, com visual 360 graus que ligam as regiões. Foi um sucesso total, com muitos elogios pela execução, percurso, sinalização e segurança”, afirma Rodrigo Isaac, sócio-diretor da Speed Eventos Esportivos.

Segundo Issac, os dois percursos de mountain bike levaram os participantes à distâncias desafiadoras entre as montanhas da região, que oferecem paisagens de tirar o folêgo. “Além de todo o trabalho de competição, fizemos parceria com a Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (FECIERJ) e, com isso, o evento pontua também para o ranking estadual. A ideia é cada vez mais fazer um evento único para ciclistas e corredores, onde possam vivenciar individualmente a competição, como também trazer toda a famíla”, explica.
“Foi muito importante trazer mais uma modalidade para Miguel Pereira. Tivemos aproximadamente 150 ciclistas nesse primeiro ano na cidade. Todos elogiaram e muitos já garantiram que estarão nas próximas etapas da WTR de mountain bike. Aproveito para agradecer a todos os participantes por prestigiarem nosso evento, à nossa equipe que fez um trabalho exemplar e à Prefeitura de Miguel Pereira por todo o apoio nessa etapa inédita”, destaca Yuri Binder, sócio-diretor da 213 Sports.
A Arena WTR montada na imediações do Lago Javary atraiu também o público da região e recebeu centenas de pessoas nestes dois dias de evento. Entre as atrações os atletas desfrutaram do recovery gratuito, após as provas, com massagem, bota de compressão e piscina de crioterapia. Havia também o Espaço OMRON com avaliação com balança de bioimpendância. Entre as atrações: food park, Bar Patagônia, WTR Store, com venda de produtos oficiais da Liga, shows ao vivo com banda local, cama elástica para as crianças, entre outros. A intenção dos organizadores é oferecer um espaço de convivência onde toda a família e o público possam curtir o evento, paralelamente à competição.
Assim como a aprovação foi total pelos mais de 600 atletas que participaram, no sábado (9), dos três percursos (7km, 16km e 30km) de Trail Run, neste domingo não foi diferente e os ciclistas não pouparam elogios para o nível técnico da prova, como também para organização do evento. O que disseram os vencedores e também quem subiu ao pódio :

Allan Mehlinsky vencedor do 27 km-- “Foi um percurso muito maneiro com visual demais. O single track foi a melhor parte da pista e, como gosto das descidas, aproveitei para me divertir. Depois teve um trecho bem íngreme, até achei que iria aguentar e tentei me controlar, porque depois teria outro com inclinação e mantive uma velocidade constante para poder acelerar no final. Foi muito bom e com certeza estarei na próxima.”

Franciele Batista vencedora do 52 km (atleta do Squad WTR)-- “A WTR preparou um percurso super bacana para gente, muito desafiador com várias subidas, muitas descidas alucinantes, trilhas e estou muito feliz em estar aqui e fazer parte desta etapa linda e principalmente por ter vencido a prova.”

David Leite vencedor do 52 km -- “Estou muito feliz de ter conquistado o primeiro lugar no percurso inédito aqui em Miguel Pereira. Teve estradão, um single track bacana e parabéns à organização porque o evento foi top. Estava faltando aqui para o ciclismo na nossa região ter um evento assim, deste nível e calibre, e espero que seja o primeiro de muitos.”
Fernanda Claro Costa 2º lugar no 52 km -- “Sou morada de Miguel Pereira e é a primeira vez que participo de uma etapa da WTR, ainda mais no quintal de casa. Foi um percurso top, maneiro e que domino e foi demais.
Nesta temporada são seis etapas no calendário, a próxima -- WTR CamelBak Le Canton - será em 17 de setembro em Teresópolis (RJ). As etapas têm cobertura pelo site e Instagram do Lance!, mídia oficial do evento. Mais informações no worldtrailraces e no Instagram @worldtrailraces

Resultado 3ª etapa WTR Miguel Pereira -- Mountain Bike (10/7)
MTB 27 km (feminino)
1 - Priscila Clara da Costa
2 - Maria Julia Dreher Barbosa
3 - Larissa Vargas Pereira
4 - Kenia Yuleni Palma de Rivas
5 - Caroline Ramalho
MTB 27 km (masculino)
1 - Allan Mehlinsky
2 - Francisco de Assis Monnerat Goncalves
3 - Igor Pires dos Santos
4 - Raphael Victor Alves
5 - Carlos Alberto Dias de Souza
MTB 52 km (feminino)
1 -- Franciele Batista
2 - Fernanda Clara da Costa
3 - Roberta Amorim
4 - Sabrina de Andrade Paiva
5 - Alessandra De Souza Macedo Pires
MTB 52 km (masculino)
1 - David Leite
2 - Vitor Viana Lopes
3 - Gabriel Gulmaraes dos Santos
4 - Gabriel Brum Marinho
5 -- Tiago Farinelle
P.S. -- Resultados completos do MTB 27 km clique aqui e do MTB 52 km clique aqui
Próximas etapas do Calendário World Trail Races 2022 4ª etapa: 17 e 18/9 --WTR CamelBak Le Canton (Teresópolis/RJ) 5ª etapa: 15 e 16/10 - WTR On Campos do Jordão -- (Campos do Jordão/SP) 6ª etapa: 26 e 27/11 -- WTR Serra do Mar (Petrópolis/RJ)

Comments