top of page

Velório de Zagallo será aberto ao público na sede da CBF

Rio de Janeiro, 06/01/2024

Por Gilson Barcellos

Foto: Lucas Figueiredo / CBF

O enterro de Zagallo será neste domingo (07), às 16h, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul do Rio. O velório será a partir das 9h30, também amanhã e será aberto ao público na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Av. Luiz Carlos Prestes, na Barra da Tijuca, Zona Oeste carioca.

 

O ex-jogador e ex-técnico,  colecionou títulos e feitos inesquecíveis na história do futebol mundial. Mário Jorge Lobo Zagallo morreu aos 92 anos, no fim da noite desta sexta-feira (05), no hospital Barra D’Or, Zona Oeste do Rio, onde estava internado desde o fim de dezembro. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos.

 

Como ponta-esquerda foi tricampeão carioca pelo Flamengo, de 1953 a 1955. Em 1958, conquistou junto com a seleção brasileira a primeira Copa do Mundo da história do país, com direito a gol na final contra a Suécia (5 a 2). Era apelidado de Formiguinha, por correr muito e ajudar na marcação do meio-campo – algo raro para atacantes à época.

 

Quatro anos depois, já como atleta campeão pelo Botafogo, foi bicampeão mundial com a seleção como jogador na Copa da 62. Em 1964, se aposenta como jogador e inicia a carreira de treinador, começando pelo Botafogo.

Meses antes da Copa de 70, assume a seleção no lugar de João Saldanha. Acabou comandando Pelé e companhia para o tricampeonato mundial. Para muitos, foi a melhor seleção de todos os tempos.


O tetra veio em 1994. Como coordenador técnico de Carlos Alberto Parreira, Zagallo participou da campanha na Copa dos Estados Unidos.

 

Por pouco, não foi penta: como técnico da seleção, chegou à final da Copa de 1998, mas a equipe foi derrotada pela França de Zidane.

 

O visual do Zagallo treinador de 1998, aliás, foi o escolhido para a homenagem no Museu da Seleção, na sede da CBF, no Rio. No ano passado, o Velho Lobo foi conferir – e aprovou – seu boneco de cera.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários


bottom of page