top of page

União de Maricá fecha com desfile o MariCarnaval 2024

Rio de Janeiro, 17/02/2024

Por Redação GBNEWS

Fotos: Clarildo Menezes

A Escola de Samba União de Maricá fez o último desfile na Passarela Adélia Breve, no Centro. A apresentação aconteceu nesta sexta-feira (16) na Rua Abreu Rangel, entre a rua da 82ª DP e a Praça Orlando de Barros Pimentel. Com o enredo “O Esperançar do Poeta”, uma grande homenagem aos compositores que mudam vidas a partir de seus versos e melodias. O desfile contou com a presença marcante da modelo, empresária e eterna “Globeleza”, Valéria Valenssa, que recentemente foi nomeada “embaixadora da cidade de Maricá”, e reuniu centenas de visitantes e moradores. A escola ficou em 4º lugar no Carnaval 2024, entre 16 competidoras, no seu 1º desfile na Série Ouro, grupo de acesso ao Especial na Marquês de Sapucaí.

Para viabilizar o desfile na Marquês de Sapucaí o prefeito Fabiano Horta liberou com bastante antecedência do carnaval a verba de R$ 8 milhões como subvenção

 

"Hoje é uma noite para a cidade especial, é uma noite de festa para Maricá, a escola de samba que representou tão bem a cidade na Sapucaí. Levamos o samba com amor, com a força dos sonhos de uma cidade. Daqui pra frente, com a presença da União de Maricá, é outro patamar que está estabelecido. Está na alma, está no coração do povo, foi cantada em verso em prosa na Sapucaí e vai passar aqui hoje levando esse recado. Maricá é meu país, meu país é Maricá. Viva a União de Maricá!”, disse o prefeito Fabiano Horta (PT).

 

Os intérpretes Matheus Gaúcho e Nino do Milênio, acompanhados da bateria Maricadência, entoaram na Marquês de Sampucaí o amor pela cidade com o refrão “Maricá é meu país, meu país é Maricá”. Com muita animação, energia, a escola contagiou quem assistia ao desfile.


Relembre o desfile


A Escola de Samba União de Maricá se destacou na sua estreia pela Série Ouro, na madrugada do dia 10/02 na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. A escola foi a sexta a desfilar e contou com a presença marcante da modelo, empresária e eterna “Globeleza”, Valéria Valenssa, que retornou à Sapucaí depois de 20 anos afastada, e recentemente foi nomeada “embaixadora da cidade de Maricá”.

Após 20 anos Valéria Valenssa retornou à passarela do samba defendendo as cores da União de Maricá

 

 A escola trouxe muita exuberância em suas alegorias e fantasias, se destacando das demais agremiações do grupo. A comissão de frente surpreendeu o público com uma peça cenográfica em forma de pandeiro que se movia onde os componentes sambavam em cima dela.


Sobre a escola

Fundada em 26 de maio de 2015, o grêmio recreativo escola de samba União de Maricá, nasceu com o propósito de recuperar, reestruturar e fortalecer a arte e cultura do carnaval da cidade de Maricá, outrora muito ativo, chegando a ter, por volta de 20 agremiações, nos seus desfiles. Além disso, passou a ser a representatividade do carnaval maricaense nos palcos carnavalescos da cidade do Rio de janeiro, com o objetivo maior de conseguir a sua apoteose no sambódromo da Marques de Sapucaí.

 

No ano de 2016 estreou no carnaval do Rio de Janeiro, pelo grupo de acesso C (atual série bronze), considerado a 4ª divisão dos desfiles cariocas, no palco Carnaval do Povo, na Estrada Intendente Magalhães, já conquistando um honroso 4º lugar, efetivando a nossa permanência no grupo até o carnaval de 2018, onde nos sagramos campeões tendo, então, o direito de migrar ao grupo B (atual série prata), último degrau ao sonhado acesso à Sapucaí.

 

Em 2023, após grandes apresentações nos anos anteriores, conquistou o vice-campeonato geral da Série Prata, conseguindo o direito a desfilar na Série Ouro do Carnaval 2024, na Marquês de Sapucaí. Ao todo, 32 escolas de samba lutavam por três vagas e a União de Maricá foi campeã com 269,9 pontos; a Sereno de Campo Grande também com 269,9 pontos; e a União do Parque Acari foi a terceira escola campeã ao garantir média entre as segundas colocadas nos desfiles com 269,7 pontos.



 

Comments


bottom of page