top of page

Um Defeito de Cor, do MAR, é eleita a exposição do ano em votação popular

Rio de Janeiro, 27/12/2022

Por Redação GBNEWS

Fotos: Divulgação

Obra de Nádia Taquary


O Museu de Arte do Rio está entre as três melhores instituições culturais do ano, e a mostra principal do MAR, “Um Defeito de Cor”, é a melhor exposição inaugurada em 2022. Esse é o resultado da votação popular “Melhores do Ano”, promovida pela revista seLecT, uma das publicações de arte contemporânea mais respeitadas no cenário cultural.


O reconhecimento do público premia um ano em que o MAR desenvolveu uma programação completa durante todos os meses, abrindo 24 novas exposições. Ao todo, foram realizadas 180 atividades educativas e 566 visitas com ações de educação. Em 2022, o Museu de Arte do Rio abriu as portas para mais de 400 mil visitantes. Todas essas ações representam uma oferta de cultura gratuita para 41 mil pessoas.


Escolhida como melhor exposição do ano na votação popular da revista seLecT, “Um Defeito de Cor” fica no MAR até maio de 2023. Com 400 obras de arte entre desenhos, pinturas, vídeos e esculturas, a mostra faz uma revisão historiográfica da escravidão e apresenta lutas e contextos sociais do século XIX, abordados no livro de mesmo nome da escritora mineira Ana Maria Gonçalves.


Contando com obras de 100 artistas de diferentes localidades como Rio de Janeiro, Bahia e Maranhão, a exposição tem peças inéditas de Kwaku Ananse Kintê, Kika Carvalho, Antonio Oloxedê e Goya Lopes, produzidas especialmente para homenagear o livro. A curadoria da mostra é de Ana Maria Gonçalves, Amanda Bonan e Marcelo Campos.

Obra de Mulambo


“Esse resultado da votação da revista seLecT representa o reconhecimento do nosso público de todo o trabalho realizado em 2022. Foi um ano muito especial de reencontro do MAR com seus visitantes e também o ano em que batemos o recorde de mostras inauguradas, com 24 novas exposições. Nesse sentido, também é muito gratificante ver a nossa mostra principal “Um Defeito de Cor” sendo eleita como melhor exposição do ano ao abordar temas fundamentais para a nossa sociedade como a ancestralidade afro-brasileira, o protagonismo da mulher e o empreendedorismo negro”, afirma Raphael Callou, diretor e chefe da Representação da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil.


Museu de Arte do Rio – MAR

Praça Mauá, 5 – Centro

Funcionamento: de quinta a domingo, das 11h às 18h (com última entrada até às 17h)

Entrada Gratuita até 15 de janeiro


Comments


bottom of page