Rio de Janeiro, 13/9/2021
Por Redação GBNEWS
Será assinado nesta terça-feira (14), às 11h, no Tribunal de Justiça do Rio, um convênio entre o TJRJ e o Município do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, para inserir no mercado de trabalho mulheres vítimas de violência doméstica que tenham ações tramitando no Judiciário fluminense.
Segunda a juíza Adriana Ramos de Mello, titular do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital, pesquisas recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a pandemia acentuou a dificuldade financeira de muitas mulheres que não têm nem o alimento mais básico para comer. “São dados estarrecedores e este convênio vem agora como um bálsamo. O Tribunal de Justiça do Rio, preocupado com a dificuldade que essas mulheres enfrentam, oferecerá a elas uma oportunidade de se inserirem no mercado de trabalho, em parceria com a Prefeitura”, destacou.
Para a magistrada, que atua há muitos anos no combate à violência doméstica, um grande desafio hoje no Brasil é a questão do trabalho. “Grande parte delas sofre muito em função da dependência econômica, aquela relação se torna abusiva e elas não têm como se manter, não têm emprego”.
Já há 59 mulheres cadastradas para serem atendidas pelo convênio em busca de uma nova oportunidade de vida. Além de ajudar a reconstruir vidas, as empresas participantes ainda poderão receber um selo de responsabilidade social. “A iniciativa privada também tem que dar sua contribuição para coibir a violência doméstica, assim como toda a sociedade, para resgatar essas mulheres de relações abusivas e oferecer a elas uma grande oportunidade de recomeço com seu emprego e sem violência”, afirmou.
תגובות