top of page

Teresópolis prepara volta às aulas 100% presenciais na terça-feira (08)

Rio de Janeiro, 02/02/2022

Por Redação GBNEWS

Fotos: Bruno Nepomuceno

Primeiros livros do programa Mini Mega Leitor que serão distribuídos mensalmente nas escolas municipais de Teresópolis


A Secretaria de Educação de Teresópolis está organizando a volta às aulas 100% presencial na rede municipal de ensino. Neste ano letivo, os alunos de 79 unidades escolares retornam às salas de aula na próxima terça-feira (08); já os estudantes das 17 escolas municipais que funcionarão em tempo integral começam a estudar no dia 14 de fevereiro.


Para acolher os educadores, a Educação realiza a Semana Pedagógica de 01 a 03/02, no salão nobre do Clube Comary. O objetivo é preparar os professores para receber os alunos depois do longo período de isolamento e distanciamento social imposto pela pandemia. Também são apresentadas as novidades pedagógicas de 2022.

Secretária Municipal de Educação Satiele Santos


“Ensaiamos o retorno às aulas 100% presencial em novembro de 2021 e não tivemos problemas. Os profissionais da Educação estão vacinados e a imunização de nossas crianças contra a Covid-19 está em andamento. As escolas estão preparadas e seguiremos todas as medidas de biossegurança, como o uso obrigatório de máscaras, higienização das mãos e dos ambientes. Precisamos retomar as atividades presenciais, pois além de espaço pedagógico, a escola é um dos locais de segurança para nossos alunos”, pontuou Satiele Santos, secretária municipal de Educação.


Jornada pedagógica


Nestas terça e quarta, 01 e 02/02, a jornada pedagógica é direcionada aos professores do Pré-1 ao 5º ano do Ensino Fundamental. Na programação da formação continuada, a mestre em Psicologia, pedagoga e escritora Sara Braga e a escritora Vivi Távora apresentam dois novos programas pedagógicos para o ano letivo de 2022.

Professores conhecendo os livros que serão entregues aos alunos

Um deles é o Mini Mega Leitor, de incentivo à leitura e que vai distribuir dois livros por mês aos alunos do Pré-I ao 5º ano do Ensino Fundamental. O outro é o Jornada SER – Proporcionando Experiências para Cuidar da Unicidade do Ser, focado na educação socioemocional, prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo das etapas da Educação Básica no Brasil.

Palestrante Vivi Távora


“Alunos e professores vivenciaram as dificuldades do isolamento por conta da pandemia e necessitam desse cuidado integral. O programa propõe experiências individuais para o educador conhecer o perfil comportamental dos alunos e saber lidar com as necessidades educacionais de cada um”, comentou Vivi Távora.

“Vivemos um período em que todos precisam de amparo e de empatia para trazer esperança, pois nos últimos dois anos vivemos reclusos, com muito medo e ansiedade. Trabalhar a inteligência emocional é importantíssimo para podermos viver um novo tempo”, resumiu Sara Braga.

Palestrante Sara Braga


As professoras Maysa Eliana Porto e Jisele Gomes aprovaram o encontro. “Uma interessante troca de experiências para orientar o educador a identificar comportamentos e agir conforme o perfil do aluno”, opinou Maysa, professora do 4º ano na Escola Municipal Alice Saldanha, no Morro do Tiro.


“Uma nova ferramenta para nos ajudar a receber bem essas crianças depois de um longo período de aulas remotas, e que nos dá um norte para atender as expectativas dos alunos que estão voltando para as salas de aula”, acrescentou Jisele, professora do 2º ano na Escola Municipal Alcino Francisco da Silva, em Água Quente, na zona rural.

A jornada pedagógica continua na quinta-feira, 03/02, com os diretores e orientadores pedagógicos da rede municipal de ensino. Eles participarão, às 14h, do lançamento do projeto pedagógico ‘Teresópolis, orgulho dos filhos teus’, que reúne as ações e programas que serão executados nas unidades escolares municipais ao longo do ano letivo de 2022.


bottom of page