top of page

Temporal em Maricá deixa desabrigados e atividades culturais e esportivas são suspensas

Rio de Janeiro, 02/4/2022

Por: Gilson Barcellos

Prefeito Fabiano Horta e o secretário de Defesa Civil Fabrício Bittencourt anunciaram de madrugada as providências que estão sendo tomadas para atender aos desabrigados em Maricá (foto reprodução/vídeo)


Fortes chuvas da noite desta sexta-feira e madrugada de hoje, sábado (02), alagaram ruas, avenidas, trechos da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), deixaram pessoas desalojadas em vários pontos do município e ilhadas no Cine Teatro Henfil, no Centro de Maricá, cidade da Região Metropolitana II no litoral fluminense.


Nesse período, o prefeito Fabiano Horta (PT) e o secretário municipal de Defesa Civil, Fabrício Bittencourt, percorreram toda a cidade, montaram equipes de resgate e apoio e colocaram o Colégio Joana Benedicta, Centro, como centro de desabrigados.


“Maricá está em estágio de Alerta. As chuvas chegaram a 261,39mm em Itapeba, 227,94 mm no Espraiado e 250 mm no Centro. Muitas pessoas foram acolhidas em bases de apoio e toda solidariedade e união fazem a diferença neste momento de dificuldade. Estamos trabalhando para minimizar os impactos e ajudar quem mais necessita. Se puder, colabore com roupas, material de higiene pessoal, água e roupas de cama”, apelou o prefeito acrescentando que os pontos de coleta são: Prefeitura de Maricá, Subprefeitura de Itaipuaçu e Escola Benedicta Rangel.

As pessoas que participavam de um evento cultural no Cine Teatro Henfil, no Centro, ficaram ilhadas e só conseguiram deixar o local por volta das 4h30 de hoje com a ajuda da Defesa Civil.

(foto WhatsApp GBNEWS)


Devido ao temporal que castigou Maricá e as chuvas que continuam em vários pontos da cidade, alguns eventos foram cancelados neste sábado, como a apresentação da Roda de Samba do Guerreiro, no Quiosque Barracuda na orla da praia da Barra de Maricá e a edição de hoje do Maricá Esporte Fest nas arenas de Itaipuaçu e Barra. Até o momento, o evento está mantido para neste domingo (03), quando a organização fará uma nova avaliação das condições climáticas.


Segundo o secretário Fabrício Bittencourt, durante a madrugada foram atendidas 14 ocorrências de alagamentos e quatro de deslizamentos de encostas, uma delas em Ponta Negra. Não há informações de vítimas. Em Itapeba várias ruas e casas estão alagadas.


A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá está fazendo levantamento dos estragos das chuvas e orienta a população para evitar deslocamentos e se manter em local seguro. As equipes seguem de prontidão 24 horas em caso de emergência pelos números 199, 2637-1999 e 97000-5782 (WhatsApp).


bottom of page