top of page

Sputinik V: Maricá é a primeira cidade do Brasil a comprar vacina por conta própria

Rio de Janeiro, 19/3/2021

Por Redação GBNEWS

A Prefeitura de Maricá assinou nesta sexta-feira (19) um contrato que garante a aquisição de 500 mil doses da vacina contra Covid-19 Sputnik V, de fabricação russa. O anúncio foi feito pelo prefeito Fabiano Horta (PT) em suas redes sociais agora a noite.


“Com imenso sentimento de esperança, anúncio que hoje (19) assinamos contrato com o Fundo Soberano Russo para aquisição de 500 mil doses de vacinas contra a Covid-19. Foi mais um importante passo na luta para vencer a pandemia. Com fé, coragem e trabalho vamos ganhar essa batalha”, escreveu o prefeito.


Com o compromisso firmado nesta sexta entre a Prefeitura e o governo russo, Maricá se torna a primeira cidade do Brasil a comprar imunizantes contra o coronavírus por conta própria, após a sanção do projeto de lei 534/2021 pela Presidência da República.


Assinado no último dia 10 de março, o projeto 534 autoriza estados, municípios e entes privados a comprarem vacinas contra a Covid-19 que já possuam registro ou autorização temporária para utilização no Brasil.


Desenvolvida pelo laboratório Gamaleya, a vacina Sputnik V alcançou eficácia de 91,6%, segundo estudo publicado pela revista científica The Lancet. O estudo mostrou, ainda, que 21 dias depois da aplicação da primeira dose, o imunizante foi 100% eficaz na prevenção de casos graves e de mortes.


No anúncio não há informações de quando chegará o primeiro lote da vacina russa e qual o custo das 500 mil doses.


Maricá é uma cidade da Região Metropolitana II do Rio de Janeiro, distante 60km do Centro da capital e tem uma população em torno de 165 mil habitantes.


Comments


bottom of page