Sistema de Monitoramento de Maricá leva à prisão no Rio de suspeito de feminicídio
- Gilson da Gama Barcellos
- 24 de mar.
- 1 min de leitura
Rio de Janeiro, 24/03/2025
Por Redação GBNEWS
Foto: Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá teve papel fundamental na prisão em flagrante do suspeito pelo feminicídio de Izabel Cristina Bezerra Perugino, ocorrido na manhã deste domingo (23), no bairro Manu Manuela. A gestão fez uso de seu sistema de monitoramento por câmeras do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) e rastreou na cidade o veículo utilizado na fuga.
As informações foram imediatamente repassadas à Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá (DHNSG), que efetuou a prisão do suspeito no bairro de Bonsucesso, Zona Norte do Rio de Janeiro.
Nas primeiras horas após o crime, o prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), determinou que a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã acompanhasse de perto o caso — e até o fim das investigações. “Feminicídio é um crime cruel cometido por homens covardes. Nossa cidade não aceita covardias e brutalidades”, declarou.
Ciosp: Tecnologia a Serviço da Segurança
O Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) tem 721 câmeras por toda a cidade. São 576 câmeras de Circuito Fechado de Televisão (CFTV) para o monitoramento geral e 145 câmeras do tipo OCR, posicionadas em 64 pontos estratégicos da cidade para reconhecimento de placas de veículos.
Com funcionamento 24 horas, o Ciosp tem sido um importante aliado no combate à criminalidade, contribuindo, inclusive, com a solução de casos em outros municípios e estados. O sistema é integrado com a Guarda Municipal e a Polícia Militar, por meio da 6ª Companhia do 12º Batalhão, para garantir uma atuação coordenada e eficiente na segurança de Maricá.

Komentari