top of page

Seminário Saquarema 2030 será para pensar agora a cidade do futuro

Rio de Janeiro, 03/5/2023

Por Redação GBNEWS

foto: Ascom/PMS

A Prefeitura de Saquarema realizará, nos dias 09, 10 e 11 de maio, no Vila Palace, no bairro Verde Vale, o primeiro Seminário Saquarema 2030. Voltado para os servidores públicos municipais e agentes de política pública, o seminário servirá para discutir ideias, projetos, visões e soluções do Poder Público municipal para o crescimento e desenvolvimento sustentável, igualitário e inclusivo de Saquarema nos próximos anos.


Durante o seminário, quatro objetivos serão buscados ao longo das atividades. São eles: Apresentar os projetos prioritários, bem como a visão de futuro da Prefeitura para Saquarema, alinhados com a agenda 2030 da organização das Nações Unidas; promover a capacitação dos servidores da Prefeitura em temas de interesse coletivo; fomentar a troca de conhecimento entre secretarias e a troca de conhecimento entre Prefeituras de cidades vizinhas; e fomentar a troca de conhecimento entre instituições e técnicos com notória experiência relevante para o desenvolvimento de Saquarema.

Como participar

Para participar do Seminário, o servidor ou funcionário da Prefeitura deverá se inscrever por meio de formulário disponível no link https://forms.gle/ToG9NCgq5v5zhhrH6. No momento da inscrição, o interessado deverá escolher pelo menos um dos cinco eixos abordados pelo programa.

"Estamos vivendo um novo tempo em Saquarema e é de extrema importância que os funcionários da Prefeitura estejam ainda mais alinhados com o crescimento da nossa cidade. Temos grande responsabilidade em tudo o que acontece na cidade, pois tudo o que fazemos, seja como funcionário ou gestor público, reflete diretamente no cidadão. O Saquarema 2030 vem com essa proposta de pensar agora a cidade que queremos para o futuro: uma cidade inclusiva, acessível, igualitária e desenvolvida social e economicamente", afirmou a Prefeita Manoela Peres.

Durante os três dias de seminário, cuja entrada é gratuita, os trabalhos acontecerão em dois turnos (manhã e tarde), conforme programação disponibilizada abaixo. O Vila Palace fica na Rua Carlos Gardel, 36, Verde Vale - próximo ao Centro Administrativo Municipal.

Saquarema 2030 e os cinco eixos

O programa Saquarema 2030 foi criado pela Prefeitura e envolve todos os setores da gestão municipal, buscando traçar novos rumos para a cidade com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, com o compromisso de investir os valores dos royalties do petróleo de forma uniforme e correta, viabilizando a transição econômica sustentável da cidade até o final desta década, em alinhamento com os ODS.

Para garantir o alinhamento dos projetos em torno de objetivos concretos e alcançáveis, o Saquarema 2030 se divide em cinco eixos de atuação estipulados pela ONU, conhecidos popularmente como 5Ps: Pessoas, Prosperidade, Paz, Parcerias, Planeta. Confira, abaixo, cada um desses itens:

Eixo 1: Pessoas – Objetivo: Incluir social e produtivamente todos os cidadãos de Saquarema;

Eixo 2: Prosperidade – Objetivo: Investir no ambiente de negócios de Saquarema qualificando a cadeia produtiva sustentável local;

Eixo 3: Paz – Objetivo: Fortalecer as instituições e os serviços públicos, promovendo um ambiente de paz institucional e segurança jurídica;

Eixo 4: Parcerias – Objetivo: Consolidar parcerias entre municípios, regiões, com o estado e com setor privado, para a otimização e viabilização de projetos locais;

Eixo 5: Planeta – Objetivo: Valorizar o meio ambiente e promover a integração da natureza com o desenvolvimento da economia do mar.

"Toda a gestão está comprometida com uma visão de futuro para Saquarema na qual os investimentos em planejamento, infraestrutura e assistência somam forças para tornar a cidade um território qualificado para o desenvolvimento de projetos e negócios que garantam a independência financeira dos royalties, com foco na qualidade de vida e bem-estar da população local", concluiu a Prefeita Manoela.

O Seminário Saquarema 2030 contará com a presença de inúmeras autoridades locais, regionais e estaduais e terá as portas abertas para a Imprensa, a quem a Prefeitura de Saquarema receberá com grande prazer, sem necessidade de credenciamento.



ความคิดเห็น


bottom of page