top of page

Sem data para iniciar a obra, Porto de Maricá é destaque na agenda do prefeito em Brasília

  • Foto do escritor: Gilson da Gama Barcellos
    Gilson da Gama Barcellos
  • há 4 minutos
  • 3 min de leitura

Rio d Janeiro, 18/7/2025

Por Gilson Barcellos

Fotos: Divulgação

Prefeito Quaquá teve agenda movimentada em Brasília em busca de investimentos para Maricá


O Porto de Jaconé, em Maricá, foi uma das principais agendas do prefeito Washington Quaquá (PT) durante a semana em Brasília, com o objetivo de fortalecer a parceria entre o município e o Governo Federal.  O prefeito também tratou de assuntos relacionados a Saúde, Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e Turismo.

 

Após 15 anos de ações judiciais, a DTA Engenharia Ltda, proprietária da área onde será construído o Porto de Maricá, em Jaconé, Ponta Negra, recebeu sinal verde do ministro Flávio Dino, do STF, para iniciar a obra. A pedra fundamental ainda não tem data marcada, segundo o diretor-presidente da DTA, engenheiro João Acácio, em retorno a redação do GBNEWS na manhã desta sexta-feira (18).

 

No Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Quaquá apresentou o projeto de implantação do porto, considerado estratégico para o desenvolvimento econômico do município e da Região Metropolitana do Rio.

 

O prefeito destacou os avanços do empreendimento e sua importância para a competitividade portuária, a geração de empregos e a sustentabilidade. O diálogo buscou alinhar o empreendimento às diretrizes nacionais de reindustrialização.


“Em apenas três anos, o primeiro navio gaseiro deverá atracar em nosso porto. Esse complexo portuário será estratégico para a distribuição do óleo extraído na nossa costa, que será refinado no Complexo de Energias Boaventura (antigo Comperj), em Itaboraí, reforçando a importância da nossa região no cenário energético nacional. Vamos implementar uma zona de processamento e exportações, conectando Maricá aos principais mercados do mundo”, explicou o prefeito.

 Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Velho; ministro Alexandre Padilha; e, prefeito Washington Quaquá

 

O perfeito também esteve no Ministério da Saúde. Participou de reunião com o ministro Alexandre Padilha para discutir a ampliação do Programa Mais Médicos, a adesão ao novo programa Médico Especialista e o fortalecimento da parceria com o governo de Cuba voltada ao combate à diabetes. A cooperação internacional prevê intercâmbio técnico-científico e a adoção de protocolos cubanos para o controle de doenças crônicas, ampliando a capacidade de resposta do sistema municipal de saúde.

 

 Washington Quaquá outra reunião importante foi com o secretário especial da Secretaria do Programa de Aceleração do Crescimento (SEPAC), Maurício Muniz, na Casa Civil da Presidência da República. No encontro, foram apresentados os projetos prioritários de Maricá para inclusão no novo ciclo do PAC, com foco em infraestrutura urbana, mobilidade e desenvolvimento social.

 

Ainda na capital federal, Quaquá participou de um encontro com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. Os dois debateram ações para fortalecer o turismo de Maricá, entre elas a inserção da cidade no circuito mundial do turismo, com destaque para os festivais “Língua ao Mar” e “Somos Latinos”. A cidade também pretende ampliar sua visibilidade internacional com a criação da Film Commission de Maricá, voltada para produções audiovisuais, além de transformar o aeroporto municipal em alternativa ao Galeão para o desembarque de turistas.

 

“Nosso papel aqui na Secretaria de Representação e Articulação Institucional é garantir que as prioridades de Maricá sejam ouvidas e acolhidas pelo Governo Federal. Temos trabalhado com planejamento técnico, diálogo contínuo e articulação política, sempre com o objetivo de trazer mais investimentos, inclusão e qualidade de vida para a população de Maricá”, explicou a secretária de Representação e Articulação Institucional de Maricá, Ivana Moura.

 



bottom of page