top of page

SEDCON e PROCON-RJ seguem na fiscalização no Sambódromo do Rio

  • Foto do escritor: Gilson da Gama Barcellos
    Gilson da Gama Barcellos
  • 4 de mar.
  • 2 min de leitura

Rio de Janeiro, 04/03/2025

Por Redação GBNEWS

Fotos: Divulgação

A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e o PROCON-RJ seguem atuando diariamente na Marquês de Sapucaí para garantir que os foliões possam aproveitar o carnaval com segurança e respeito aos seus direitos. Desde o início dos desfiles, cinco camarotes foram autuados por diversas infrações identificadas durante as fiscalizações.

 

No segundo dia de desfiles das escolas de samba do grupo especial, os agentes do Turiscon - programa que tem como objetivo prestar atendimento aos turistas com relação às práticas de consumo - da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor receberam um pedido de ajuda de cinco senhoras que vieram do Paraná para curtir o Carnaval no Rio. Uma delas comprou um ingresso diretamente no hotel, mas não percebeu que a data era para o último dia de desfile, amanhã, terça-feira (05).

 

Os agentes intercederam junto à Ticketmaster, que possibilitou, mesmo com os ingressos na plataforma esgotados, que uma das senhoras conseguisse comprar um convite para assistir aos desfiles junto com o restante do grupo.

 

Acessibilidade desafinada

 

No quesito acessibilidade, os camarotes da Sapucaí estão desafinando. Ontem, segunda-feira (3/3) mais um camarote foi autuado por falta de acessibilidade. Desta vez foi o camarote Lounge Carioca. Outros camarotes também foram autuados pelo mesmo motivo.

No domingo (2/3), os agentes encontraram cerca de 50 kg de alimentos impróprios para consumo, entre vencidos ou com embalagem sem etiqueta de validade, nos camarotes da Portela e Verde e Rosa. Os alimentos foram descartados na presença das equipes da SEDCON e do PROCON-RJ.  O camarote da Portela também foi autuado por infrações como ausência de cartazes obrigatórios como o de proibida a venda de bebida alcoólica para menores.  

 

Além das autuações de domingo, no sábado (1/3), o camarote Camisa 10 foi autuado por não apresentar alvará de funcionamento, além de outras infrações como ausência de cartaz do Procon 151, ausência de cartaz de violência contra a mulher “Disque 180” e ausência de cartaz de proibição de bebidas alcoólicas aos menores de idade.

 

O Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, destacou a importância da fiscalização para garantir um carnaval seguro e sem abusos.

 

- Durante o Carnaval o Rio recebe turistas nacionais e estrangeiros. Estamos no Sambódromo para garantir que o consumidor possa curtir essa grande festa tendo os seus direitos respeitados. A falta de acessibilidade em camarotes exclui pessoas com mobilidade reduzida, enquanto alimentos vencidos colocam em risco a saúde dos foliões, - afirma Fonseca.

O secretário lembra que nas semanas anteriores ao Carnaval, as equipes da SEDCON e do PROCON-RJ estiveram no Sambódromo com o intuito de orientar os profissionais para que tudo estivesse correto durante o evento. Ele criticou a reincidência das irregularidades.

 

- Não vamos tolerar falta de acessibilidade ou alimentos vencidos, mesmo após orientações prévias, - finaliza o Secretário.

 

A atuação das equipes seguirá intensificada ao longo de todo o carnaval para coibir práticas abusivas e garantir que os serviços oferecidos estejam em conformidade com a legislação con

留言


bottom of page