top of page

Saquarema, o “Maracanã do Surf” se prepara para o mundial

Rio de Janeiro, 15/6/2023

Por Redação GBNEWS

Fotos: Divulgação

Falta pouco para Saquarema sediar mais uma etapa do campeonato mundial de surfe. Entre os dias 23 de junho a 01 de julho, a cidade receberá a oitava etapa do calendário e a única do World Surf League Championship Tour (CT) na América do Sul, o VIVO Rio Pro apresentado por Corona.

Realizado pela WSL com o apoio da Prefeitura de Saquarema, a competição reunirá, durante 09 dias, a elite do surfe mundial, seguindo os resultados de 2022, quando recebeu uma média de 40 mil pessoas por dia, nas areias da Praia de Itaúna. Comerciantes e empresários da rede hoteleira já estão prontos para receber milhares de turistas e admiradores do esporte. Prova disso é que a ocupação hoteleira prevista para os dias de mundial já está em 100%, em um período que é considerado de baixa temporada no município. Para este ano, a estimativa é de que 50 mil pessoas compareçam às areias de Itaúna.

Além da rede hoteleira, o aumento do fluxo econômico também é esperado por outros setores do município, como padarias, sorveterias, restaurantes e mercados que já estão com seus estabelecimentos preparados para o aumento da demanda. A expectativa é que os números obtidos no ano passado sejam ultrapassados, quando o evento gerou um lucro de R$ 73 milhões.


Compromisso ambiental


“Eu estou muito feliz e orgulhosa com a consolidação de nossa parceria com a WSL. Poder realizar mais uma vez um dos maiores eventos de surfe do mundo em nossa praia é maravilhoso. Além de movimentar a economia de nosso município, o mundial leva o nome de Saquarema para o mundo, como a Capital Nacional do Surf”, comentou a prefeita Manoela Peres.

Pronto para receber os melhores surfistas do mundo, o “Maracanã do Surfe”, como Saquarema é conhecida internacionalmente, também contará com uma extensa programação de atividades ao longo da competição, com destaque para a apresentação inédita do Esquadrão de Demonstração Aérea - EDA, popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça. O espetáculo acontecerá no dia 25 de junho, a partir das 16h.

Prioridade da Prefeitura de Saquarema e da WSL, o compromisso com a questão ambiental será um dos principais pilares deste ano. Assim como em 2022, diversas ações de sustentabilidade e educação ambiental serão realizadas durante a competição que poderão contar com o apoio das equipes de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e da Fiscalização de Posturas. A limpeza e a manutenção das praias serão realizadas pelas equipes da Secretaria de Transportes e Serviços Públicos, que já aumentou seu efetivo para a região. A Prefeitura também conta com o apoio da população para garantir o sucesso do campeonato.


Comentários


bottom of page