Rio de Janeiro, 08/02/2024
Por Redação GBNEWS
Fotos: Clarildo Menezes
A Secretaria de Saúde de Maricá inicia amanhã, sexta-feira (09) o reforço das atividades do Serviço de Atendimento de Urgência (SAMU) em Ponta Negra, com a disponibilização de duas ambulâncias: uma de suporte intermediário, além de um veículo para o suporte básico, onde atuarão enfermeiros, técnicos da área e dois condutores. A iniciativa tem o objetivo de otimizar e agilizar a assistência de urgência e emergência na região, com foco no período do carnaval, quando o segundo distrito da cidade recebe um número elevado de turistas.
Além disso, as obras da base descentralizada do SAMU em Ponta Negra estão nas etapas finais, com a realização das adequações técnicas necessárias. O espaço será inaugurado nas próximas semanas e funcionará na Rua Alcebíades Teodoro Pereira, onde estava localizada a antiga Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro, que foi deslocada para um local ampliado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atualmente, o município conta com duas bases do SAMU: no Centro, que está há 20 anos em funcionamento e passou por reestruturação em julho de 2021; e a base descentralizada de Itaipuaçu, que fica no entorno do Destacamento de Polícia Ostensiva (DPO) do Barroco e foi implantada em agosto de 2020. Os chamados de urgência para o SAMU devem ser feitos através do número 192.Funcionamento das unidades no carnaval
Durante o carnaval, entre os dias 09 e 14/02, as unidades da rede de Urgência e Emergência seguem funcionando normalmente, estando à disposição 24 horas para atender à população. Nesse período, as seguintes unidades podem ser procuradas: o Hospital Conde Modesto Leal, no Centro, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã e a Unidade de Pronto Atendimento Municipal (UPAM) Santa Rita, em Itaipuaçu. O SAMU pode ser acionado pelo 192.
A Secretaria de Saúde reforça que o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, é referência no atendimento ao trauma referenciado e em cirurgias de diversas especialidades na cidade, funcionando 24 horas. A unidade não atende por livre procura (demanda espontânea), recebendo somente pacientes que chegam em ambulâncias, encaminhados pela Central de Regulação do município ou por outros serviços da rede.
Comments