top of page

SAMU de Maricá reforça o atendimento em Ponta Negra durante o carnaval

Rio de Janeiro, 08/02/2024

Por Redação GBNEWS

Fotos: Clarildo Menezes

A Secretaria de Saúde de Maricá  inicia amanhã, sexta-feira (09) o reforço das atividades do Serviço de Atendimento de Urgência (SAMU) em Ponta Negra, com a disponibilização de duas ambulâncias: uma de suporte intermediário, além de um veículo para o suporte básico, onde atuarão enfermeiros, técnicos da área e dois condutores. A iniciativa tem o objetivo de otimizar e agilizar a assistência de urgência e emergência na região, com foco no período do carnaval, quando o segundo distrito da cidade recebe um número elevado de turistas.

 

Além disso, as obras da base descentralizada do SAMU em Ponta Negra estão nas etapas finais, com a realização das adequações técnicas necessárias. O espaço será inaugurado nas próximas semanas e funcionará na Rua Alcebíades Teodoro Pereira, onde estava localizada a antiga Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro, que foi deslocada para um local ampliado.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualmente, o município conta com duas bases do SAMU: no Centro, que está há 20 anos em funcionamento e passou por reestruturação em julho de 2021; e a base descentralizada de Itaipuaçu, que fica no entorno do Destacamento de Polícia Ostensiva (DPO) do Barroco e foi implantada em agosto de 2020. Os chamados de urgência para o SAMU devem ser feitos através do número 192.Funcionamento das unidades no carnaval

 

Durante o carnaval, entre os dias 09 e 14/02, as unidades da rede de Urgência e Emergência seguem funcionando normalmente, estando à disposição 24 horas para atender à população. Nesse período, as seguintes unidades podem ser procuradas: o Hospital Conde Modesto Leal, no Centro, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã e a Unidade de Pronto Atendimento Municipal (UPAM) Santa Rita, em Itaipuaçu. O SAMU pode ser acionado pelo 192.

A Secretaria de Saúde reforça que o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, é referência no atendimento ao trauma referenciado e em cirurgias de diversas especialidades na cidade, funcionando 24 horas. A unidade não atende por livre procura (demanda espontânea), recebendo somente pacientes que chegam em ambulâncias, encaminhados pela Central de Regulação do município ou por outros serviços da rede.

Comments


bottom of page