Rio de Janeiro, 01/12/2024
Por Redação GBNEWS
Foto: Divulgação
A Praia das Pedras de Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia, irá receber, novamente, a Bandeira Azul. A bandeira será hasteada na próxima sexta-feira (06/12), às 9h, para temporada 2024/2025. Localizada no bairro Praia Linda e banhada pela Lagoa de Araruama, a praia é uma das primeiras do tipo a ser certificada pelo Programa Bandeira Azul no Brasil.
As águas tranquilas da Praia das Pedras de Sapiatiba, banhada pela laguna de Araruama, recebem essa certificação com reconhecimento internacional pela segunda vez, sendo a primeira, na temporada 2023/2024.
O secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, reforça o empenho conjunto para atender a todos os critérios do programa.
“Este é um certificado internacional em que o mundo inteiro tem acesso às informações das praias consideradas de excelente qualidade. Dessa forma, a Praia das Pedras de Sapiatiba vai estar inserida no cenário mundial. Isso é de grande valor para nosso município. A condição básica para conquistar o certificado é a qualidade da água e nós temos análises com resultados de bom a excelente. Também investimos em conscientização ambiental em paralelo às questões técnicas, isso é extremamente importante e também faz parte dos pré-requisitos para aderir ao programa”, destacou o secretário.
A Bandeira Azul é um reconhecimento internacional concedido a praias e marinas que atendem aos mais rigorosos padrões de qualidade ambiental, segurança, educação e gestão. A certificação não apenas realça a qualidade das praias e marinas, mas também promove o turismo sustentável, contribuindo para o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente.
A conquista se deve a um trabalho conjunto entre as Secretarias de Meio Ambiente e Pesca, Turismo, Obras e Desenvolvimento Urbano, Educação e Segurança e Ordem Pública, por meio da Defesa Civil.
Linda essa e outras praias na lagoa. Mas esse prêmio n disfarça o despejo de esgoto sanitário na lagoa. Precisamos tratar o esgoto doméstico. É simples. Se n vamos matar a lagoa, ou deixá-la insalubre por completo. Inclusive o ponto da bandeira azul.