top of page

São Pedro da Aldeia: “Remada Azul” com canoas havaianas movimenta Praia do Centro neste sábado

Rio de Janeiro, 18/11/2021

Por Redação GBNEWS

A Praia do Centro de São Pedro da Aldeia recebe, neste sábado (20), a Remada Azul. Adeptos da canoa havaiana vão movimentar o local, a partir das 8h, em alusão ao mês da conscientização do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros. O objetivo do evento é unir esporte ao desenvolvimento da saúde, além de proporcionar informações sobre o assunto.


A remada é promovida pelos grupos Good Va’aibes, Hoku Va’a e Kauhale Va’a com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer. “Estamos sempre dispostos a promover e apoiar iniciativas que desenvolvam bem-estar e saúde coletiva, além de levar informação para a população sobre a necessidade do trabalho preventivo contra doenças recorrentes”, pontuou o secretário Ricardo Ramos Gaspar.


O evento é aberto a todos os praticantes da modalidade. Os grupos vão oferecer passeios nas canoas ao público interessado em conhecer melhor a prática esportiva.


Câncer de próstata e prevenção


De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o total estimado de novos casos de câncer de próstata é de 65.840 (dados de 2020), o que corresponde a 29,2% dos tumores incidentes no sexo masculino. O diagnóstico precoce da doença é fundamental para maior chance de recuperação.


A única forma para diagnosticar a patologia é através do toque retal. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para realizar o exame.


Segundo o INCA, uma dieta balanceada aliada à prática de esportes ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. É recomendado 30 minutos diários de atividade física bem como manter o peso adequado para uma vida mais saudável.


Comments


bottom of page