Rio de Janeiro, 16/4/2022
Por: Redação GBNEWS
Fotos: Lego Audiovisual
O Maricá Esporte Fest levou muita diversão e incentivos à prática esportiva neste sábado (16), à população presente nas orlas da Barra e de Itaipuaçu. As atividades tiveram início com o festival de futebol de areia — conhecido como beach soccer —, representado pelas clínicas (oficinas esportivas). A dinâmica reuniu 55 pessoas nas duas arenas, que receberam orientações sobre as principais técnicas do esporte e disputaram partidas mediadas por atletas consagrados.
Em Itaipuaçu, alunos das escolas de futebol PMG Elisa e Guerreirinhos (oficial do Fluminense) contaram com duas presenças ilustres: Júnior Negão, doze vezes campeão em competições mundiais de beach soccer e segundo maior artilheiro da história da modalidade; e Robertinho, goleiro da Seleção Brasileira de Futebol de Areia de 1998 a 2006, sete vezes campeão do mundo. Os dois atletas ministraram a aula em conjunto.
Retornando a Maricá, Júnior Negão destacou a importância da iniciativa em incluir o esporte no dia a dia dos moradores, com benefícios à saúde e para a formação cidadã.
"Nessa atividade, as crianças puderam se divertir enquanto aprendem, já que o esporte ensina valores essenciais para a vida. Atualmente, vejo Maricá como o local de retomada do beach soccer no Brasil, com diversas iniciativas que incentivam esse esporte. Estar no evento é uma forma de prestigiar a cidade e reconhecer o esforço para retornar a modalidade ao auge no município", reforçou.
Esporte e inclusão na Barra de Maricá
Na orla da Barra, a clínica também teve dobradinha de dois atletas: Benjamin, multicampeão do esporte, eleito como melhor jogador diversas vezes pela FIFA; e Juninho, oito vezes campeão mundial e treinador da seleção sub-20.
No bairro, a oficina esportiva foi dividida em duas etapas: a primeira direcionada a 20 crianças do Projeto Grão de Areia — iniciativa sócio-esportiva gratuita, que oferece aulas de beach soccer para meninos e meninas de 7 a 14 anos em Maricá. Já a segunda, teve a participação de dez Pessoas com Deficiência (PCDs), integrantes do projeto municipal "Esporte Presente", que disputaram partidas de futebol de areia.
"Achei muito bom poder jogar com os meus amigos na arena. Essa iniciativa incentiva a inclusão e nos ajuda a treinar e melhorar o nosso condicionamento, o que é essencial. Fiquei muito feliz em participar" disse Marcos Cândido, aluno PCD que participou da dinâmica.
O jovem João Vitor Menezes, de 14 anos, garantiu que o espaço proporcionou conhecimento e inclusão.
"Foi ótimo ter essa clínica com dois atletas conhecidos no esporte nacional. Teve inclusão, atividades com o futebol de areia e muito companheirismo. Achei muito bacana poder participar", acrescentou.
Shows agitam as praias
A programação musical foi outro destaque do sábado, trazendo cultura e entretenimento às praias com shows de artistas de sucesso nacional e regional.
Na Barra, o cantor e compositor Diney foi o responsável por levar o clima festivo do samba e pagode ao palco. Dono de sucessos gravados por Belo, Revelação e Mumuzinho, ele apresentou seu repertório de hits, composto por canções consagradas como "Chocolate" e "Você Não Tem Noção", que contagiaram a galera.
"Estou muito feliz de participar do Maricá Esporte Fest, uma iniciativa que une esporte, música e diversão gratuitamente. Admiro muito esse evento e ser parte disso traz muito felicidade, levando músicas autorais e sucessos que eu compus à população", pontuou o artista.
Mariana Cunha foi uma das atrações em Itaipuaçu
Em Itaipuaçu, a edição de sábado do Maricá Esporte Fest foi encerrada com apresentações de dois maricaenses conhecidos pelo público: Baby do Cavaco, que cantou sucessos do samba e pagode ao ritmo do cavaquinho; além de Marianna Cunha, cantora com repertório que passa por canções autorais, como o lançamento "Batom", e releituras da Música Popular Brasileira (MPB) e do pop.
Iniciativa une esporte, lazer e bem estar
O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Esporte (IBDE), em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer. O objetivo da iniciativa é fomentar a prática esportiva e trazer benefícios à saúde da população, através de atividades gratuitas que garantem a inclusão dos moradores nesse processo.
"O IBDE abraçou essa iniciativa, com o compromisso de fomentar a participação da sociedade nos esportes. Agradecemos a confiança da Prefeitura de Maricá, já que o apoio municipal foi determinante, essencial e motivador para fazermos esse evento. O foco do Maricá Esporte Fest é trazer mais atividades esportivas para os moradores e cumprimos essa meta", afirmou Rilson Campos, presidente do IBDE.
Lembrando que, para participar das atividades abertas ao público, é necessário realizar o cadastramento (que se encerra às 14:45), apresentando dados pessoais e comprovante de vacinação completa.
Domingo será o último dia de festa nas arenas
As atividades esportivas e voltadas ao entretenimento da população continuam no domingo (17), último dia do evento. A programação inclui festival de beach soccer, clínicas da modalidade, torneio de altinha, equipamentos de lazer, além de shows do grupo Primeiro Amor e da bateria da escola de samba Estação Primeira de Mangueira (em Itaipuaçu); e do grupo Balacobaco (na Barra).
Comments