top of page

Rota Solidária: MetrôRio oferece 400 passagens para doadores de sangue

Rio de Janeiro, 13/6/2023

Por Redação GBNEWS

Foto: Ascom/MetrôRio

O MetrôRio vai disponibilizar 400 passagens para doadores de sangue que participem da campanha do Hemorio, batizada de Rota Solidária. A iniciativa faz parte das ações do Junho Vermelho e será lançada nesta quarta-feira (14), Dia Mundial do Doador de Sangue, envolvendo empresas do setor de mobilidade do Rio de Janeiro, que se uniram em uma parceria inédita para viabilizar a integração entre os doadores e o Instituto.

A expectativa da campanha é reforçar os estoques do banco de sangue atendendo a mais de 25 mil pessoas, considerando que cada bolsa pode salvar até quatro vidas. A ação também conta com o apoio das concessionárias VLT Carioca, Semove e SuperVia, além da empresa de tecnologia 99, que juntos disponibilizaram 6.350 gratuidades.

Quem pode doar

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Tatuagem e piercing impedem a doação por seis meses. Lembrando que a perfuração na região oral ou genital ainda segue como impeditivo para doações enquanto houver uso da peça.

Para participar da Rota Solidária, os doadores devem se dirigir ao Hemorio e informar qual modal foi utilizado. Na sequência, receberá duas passagens para cobrir os gastos com o deslocamento. Caso decida utilizar a 99, basta acessar o aplicativo e inserir o cupom SALVARVIDASRJ para garantir 50% de desconto em até duas corridas para ir e voltar do Hemorio. O limite é de R$ 8 por viagem. Além disso, colocando a palavra “Salvar Vidas” na opção de destino do app, o usuário será surpreendido com o endereço direto do próprio instituto. Ao todo, 5.000 vouchers serão disponibilizados.


留言


bottom of page