Rio de Janeiro reúne especialistas para debater sobre Plano de Cidades Inteligentes

Rio de Janeiro, 19/4/2021

Por Eliane Jerônimo Bueno

Fotos: Divulgação

Nesta terça (20), às 09h, o Connected Smart Cities & Mobility, iniciativa da Necta, realiza o Encontro Regional Rio de Janeiro para debater sobre as iniciativas de smart cities no contexto da capital carioca. A edição faz parte da agenda de eventos regionais da plataforma, em 2021, em todas as capitais do País, contemplando 27 ações, entre fevereiro e agosto. O primeiro encontro foi realizado em Salvador; seguido por Vitória; Belém; Campo Grande; Curitiba; Maceió; Manaus; e Recife. Inscrições gratuitas em: http://evento.connectedsmartcities.com.br/eventos-regionais/


O Encontro Regional Rio de Janeiro é o 9º da agenda e faz parte das iniciativas da sétima edição do evento nacional Connected Smart Cities & Mobility, que acontece, em São Paulo, entre os dias 01 e 03 de setembro de 2021 e conta com programação pré-evento.


A iniciativa reunirá especialistas em smart cities e acontece ao vivo, em formato virtual, com destaque para a programação, com a apresentação do Plano de Desenvolvimento de Cidades Inteligentes para o Rio de Janeiro e dos indicadores de desenvolvimento, no contexto do Ranking Connected Smart Cities. Conforme o estudo, a cidade ocupa o 1º lugar em Empreendedorismo em todas as edições do levantamento, 4º em Mobilidade e 5ª posição em Tecnologia e Inovação.

"Somos a principal plataforma do ecossistema de cidades inteligentes e mobilidade urbana no Brasil e fomentar esse tema da forma mais abrangente possível faz todo o sentido para o nosso trabalho. Os encontros e outras atividades permitem que o debate e as boas práticas para a cidades e a mobilidade urbana alcancem mais municípios. E, assim como nas demais regiões, teremos uma agenda importante na capital carioca. Para tanto, contamos com o envolvimento dos vários atores com atuação no desenvolvimento mais sustentável das cidades", disse Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility.

Destaques Rio de Janeiro no Ranking Connected Smart Cities

A programação do Encontro Regional Rio de Janeiro conta com a apresentação dos destaques da cidade no Ranking Connected Smart Cities, que compreende 11 eixos analisados e 70 indicadores. Na última edição do Ranking, a cidade manteve o 1º lugar em Empreendedorismo (destaque em todas edições), 4º em Mobilidade e 5ª posição em Tecnologia e Inovação.

Willian Rigon, diretor e sócio da Urban Systems e Connected Smart Cities, que também coordena o estudo, cita que é importante apontar que Empreendedorismo e Tecnologia e Inovação se inter-relacionam, ou seja, são conectados aos demais indicadores. A cidade conta com 13 incubadoras de empresas de caráter público e privado, além de 5 polos de tecnologia, segundo dados da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).


"Vale ressaltar que no final de outubro do ano passado, a Prefeitura do Rio de Janeiro sancionou a Lei Municipal de Incentivo à Inovação (Lei nº 6788) com o objetivo de facilitar a concretização de projetos inovadores que atuem diretamente na promoção de melhorias nos serviços públicos da cidade. Segundo divulgação da Prefeitura, a iniciativa também pretende transformar o município do Rio em um grande centro de incentivo ao espírito empreendedor".


A infraestrutura tecnológica oferecida também se sobressai, onde os setores TIC (tecnologia, inovação e comunicação) e Educação, Pesquisa e Desenvolvimento já representam, juntos, 10% do total de empregos formais da cidade. A atuação do Estado do Rio de Janeiro, que pretende se tornar referência mundial como polo de inovação em energia sustentável, também auxilia no desenvolvimento do setor.


"Nesse sentido, o governo irá estimular a criação e desenvolvimento de startups com esse foco e recebe o apoio do REAP, programa de aceleração de startups coordenado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). O projeto recebe apoio de empresas privadas e pretende captar mais valor. Com certeza, a cidade se beneficiará com esse investimento", disse Rigon.


Já no recorte de Mobilidade, a cidade ocupa a 4ª posição, reflexo da disponibilização de diferentes perfis de modais, conceito adequado às grandes cidades, com espaço para a mobilidade não motorizada (as ciclovias), além do transporte de massa, como o Metrô.


"Gostamos sempre de mostrar por meio dos indicadores o 'connected' da nossa plataforma, que está na conexão entre os indicadores, em seus diferentes eixos, assim como também na conexão dos diferentes atores. Ainda em mobilidade, citamos a conectividade proporcionada pelos Aeroportos no Rio de Janeiro, que permitem a conexão da cidade com mais de 80 destinos diretos e uma infinidade por meio de conexões", conclui o executivo.


Palestrantes Encontro Regional Rio de Janeiro

Estão confirmados: a secretária Municipal de Transportes (SMTR) do Rio de Janeiro, Maína Celidonio de Campos; o coordenador Geral do Escritório de Planejamento da Subsecretaria de Planejamento e Acompanhamento de Resultados (SUBPAR) da Prefeitura do Rio de Janeiro, Daniel Mancebo; o assessor especial do Centro de Operações Rio, Alexandre Cardeman.


Além da: diretora-executiva do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil), Clarisse Cunha Linke; a diretora de Negócios para Cidades Inteligentes da Sonner, Larissa Tavares; o responsável por Soluções e-city da Enel X, Carlos Eduardo Cardoso; o Sócio-fundador e COO da Tembici, Maurício Villar; a CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility, Paula Faria; e o diretor comercial e marketing e sócio da Urban Systems e Connected Smart Cities, Willian Rigon.

A programação completa está disponível em: http://evento.connectedsmartcities.com.br/eventos-regionais/


Connected Smart Cities

O Connected Smart Cities funciona como uma plataforma completa de conteúdo com múltiplos canais e formatos que permitem aos profissionais do ecossistema de cidades inteligentes acesso aos conteúdos: crível, analítico e relevante, por meio do: Ranking, evento, Prêmio, Learn e o portal, além do Connected Smart Mobility, que conta com site e conteúdo dedicado às discussões relacionadas a mobilidade urbana no Brasil.


O Connected Smart Cities & Mobility conta com um alcance de mais de 15 mil pessoas mensalmente, 19 mil participantes, 1.200 reuniões nas Rodadas de Negócios, 550 marcas participantes, 300 painéis de discussão, 1.100 palestrantes, além de mais de 250 apoiadores. O evento se destaca, ainda, pela ampla participação de prefeituras que, apenas em 2019 (formato presencial), contou com a presença de aproximadamente 300 municípios.