top of page

Quaquá articula para Rio sediar Organização Mundial do Turismo nas Américas

Rio de Janeiro, 11/9/2023

Por Redação GBNEWS

Foto: Divulgação

Rafael Almada (reitor do IFRJ), Antonio Florencio (Fecomércio RJ), ministro Celso Sabino, deputado Quaquá e Regina Pinto, diretora do SESC-RJ


O Rio de Janeiro vai se consolidando como principal referência do turismo na América Latina. Um passo decisivo foi dado no encontro do ministro do Turismo, Celso Sabino, com o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Zurab Pololikashvili, em Madrid. O deputado federal Washington Quaquá (PT-RJ), um dos principais articuladores da montagem do escritório da OMT no Rio de Janeiro, acertou com o prefeito Eduardo Paes (PSD) o apoio ao projeto. Os Correios participam das negociações, com a oferta de seu prédio centenário na Rua Primeiro de Março, centro da cidade, para sediar a representação da OMT, um organismo da ONU, no continente.

“Isso vai fazer do Rio o ponto de partida para as políticas mundiais de fomento ao turismo na América Latina. É valioso para o Brasil e para o Rio, que retoma sua liderança no setor”, comemorou Quaquá. Ele integra, na Câmara dos Deputados, a Comissão de Turismo e a de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Também preside a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Economia Criativa do Carnaval e das Escolas de Samba, entre outras.

O deputado agradeceu ao ministro Celso Sabino pela parceria em prol do Rio de Janeiro. “Juntos fizemos contato com o prefeito Eduardo Paes, que garantiu todas as condições para a empreitada, e com a Clarissa Mazzon, superintendente dos Correios no Rio de RJ, e o presidente dos Correios Fabiano Silva Santos, que cederam o prédio dos Correios na Rua Primeiro de Março, para a instalação da OMT. Golaço para o Rio!, comemorou Quaquá nas redes sociais.


O ministro do Turismo aceitou o convite de Quaquá para assistir, no badalado camarote Favela, no Sambódromo, o desfile das escolas de samba do Grupo Especial no Rio de Janeiro no Carnaval de 2024. O convite foi feito também ao presidente da OMT.

A sede da OMT no Rio é um pleito também do Sistema Fecomércio-RJ, cujo presidente, Antonio Florencio de Queiroz Junior, participou do encontro em Madrid e do evento em homenagem ao Dia da Independência, nesta quinta-feira, na embaixada do Brasil na Espanha. “Grande conquista para o Rio e para o Brasil. Tenho certeza de que a medida vai ajudar em muito o fortalecimento do turismo e a recuperação do Galeão. O ministro e o deputado são dois craques”, afirmou Queiroz.

Para Quaquá, a reconquista de posições no turismo mundial pelo Rio de Janeiro vai avançar com o fortalecimento do Aeroporto Internacional Galeão Tom Jobim. O deputado defende que o Galeão se torne base de apoio para a TAP, cuja venda está sendo preparada pelo governo português. Quaquá quer que o Brasil crie um grande consórcio, com a participação do governo federal e de empresas brasileiras, para disputar o controle da companhia, sendo “muito importante para fazer a ponte do Brasil e de toda a América Latina e do Caribe com a África, a Europa e todos os continentes”.


Comentarios


bottom of page