Quaquá afirma que Maricá terá tratamento pioneiro contra câncer no Brasil
- Gilson da Gama Barcellos
- 23 de mar.
- 3 min de leitura
Rio de Janeiro, 23/03/2025
Por Redação GBNEWS

O prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), anunciou que o município será sede do primeiro Centro de Protonterapia do Brasil destinado a um moderno tratamento contra câncer com uso de prótons – na prática, uma terapia que diminui radicalmente os efeitos colaterais no tratamento da doença, em comparação com a radioterapia convencional. Será a primeira unidade do país a oferecer gratuitamente o serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A unidade em Maricá terá a parceria do Centro de Tratamento de Prótons de Madrid, referência mundial nesse tipo de tecnologia. "Somos pioneiros em várias iniciativas em nossa cidade e seremos também nesse tratamento, fundamental para a vida de tantos pacientes que lidam com essa doença cruel. Vamos oferecer avanço tecnológico e um ineditismo no Brasil que vai gerar reflexos até no chamado ‘Turismo de Saúde’, prestando em Maricá um serviço que se tornará referência nacional", disse Quaquá.

No dia 18, foi assinado acordo para o desenvolvimento do projeto entre a gestão municipal e a Fundação Educacional Severino Sombra (Fusve), entidade mantenedora da Universidade de Vassouras. A instituição já possui memorando de entendimento com a Quirónsalud, responsável pelo Centro de Tratamento de Prótons de Madri, na Espanha.
O secretário de Saúde de Maricá, Marcelo Velho, que participou de visita técnica no Centro em Madri, destacou a efetividade do tratamento, sobretudo em crianças. “Já sabemos que, para combater a doença, há um conjunto de inovações em radioterapia e biologia molecular. O Centro de Protonterapia em Maricá será uma revolução”, afirmou.
Um acordo entre a Prefeitura e a Fundação Severino Sombra (FUSVE), entidade mantenedora da Universidade de Vassouras, permitirá o avanço.
Do diagnóstico ao atendimento ambulatorial
Além do moderno tratamento com prótons, o Centro de Protonterapia de Maricá vai oferecer toda a linha de atendimento ambulatorial e diagnóstica do câncer: quimioterapia, radioterapia, PET CT (exame de diagnóstico por imagem capaz de detectar tumores em todos os lugares do corpo), mamografia, endoscopia/colonoscopia e tomografia computadorizada.

"O próton será o protagonista, mas teremos um complexo no entorno, com medicina nuclear, diagnóstico, análises clínicas específicas. A Universidade de Vassouras se coloca como uma parceria desse projeto também no campo de pesquisa, uma fatia fundamental desse centro", disse o presidente da FUSVE, Gustavo Oliveira do Amaral.
O Protocolo de Intenções, assinado entre a Prefeitura e a FUSVE, prevê que será responsabilidade de Maricá a construção de toda a infraestrutura necessária, além da articulação com o Governo Federal para integrar os serviços ao SUS. Também mantido pela FUSVE, o Hospital Mário Kroeff - uma instituição filantrópica que atua na prevenção, tratamento e recuperação de diversos tipos de câncer há mais de 80 anos - será o responsável pela operação do equipamento.
Diretora-geral da Universidade de Vassouras, Denise Cardim disse que a iniciativa será ainda uma oportunidade para os alunos de Medicina na instituição, subsidiados pelo programa municipal Passaporte Universitário. “É um marco que revoluciona o curso de Medicina. Esses alunos vão ter a chance de trabalhar diretamente dentro do centro de pesquisa desses prótons”, afirmou.
O Grupo Quirónsalud, que mantém o equipamento visitado em Madri pela equipe da Secretaria de Saúde, vai prestar suporte e oferecer formação de especialistas na área.
Entenda o que é protonterapia e suas vantagens:
A protonterapia é uma modalidade de radioterapia de última geração que se diferencia das técnicas convencionais pela precisão na administração da radiação, reduzindo significativamente os efeitos colaterais durante o tratamento do câncer, principalmente em crianças. Evidências científicas demonstram que o tratamento está associado à redução de complicações pós-tratamento e menor risco de formação de novos tumores.
Economia
A moderna terapia pode gerar economia para os sistemas de saúde pública e previdenciário ao minimizar internações prolongadas. A criação do Centro de Protonterapia de Maricá contribuirá para a criação de um polo em saúde, fortalecendo o turismo de saúde e, a exemplo de outras cidades no mundo, atraindo pacientes de diversas regiões do Brasil e da América Latina.
Doutor em Biologia com especialização em Biologia Molecular e em Ciências Físicas, Fidel António Castro (neto do revolucionário cubano Fidel Castro) participou da visita técnica e exaltou a tecnologia. “O Brasil ter seu primeiro centro de protonterapia será extremamente importante para a ciência do país e para todos os brasileiros”, disse.
Comments