Rio de Janeiro, 25/6/2024
Por Redação GBNEWS
Fotos: Secom/PMI
Ferramenta de inclusão e integração social, o esporte vem sendo utilizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), por meio do Projeto Transformar, para impulsionar a carreira de jovens atletas e oferecer saúde e qualidade de vida para todas as idades em Itaboraí. Oferecida de forma gratuita em 20 núcleos espalhados pelo município, a iniciativa conta com aulas de diversas modalidades, além de atividades para a Terceira Idade com ginástica, alongamento e circuito funcional para idosos.
As aulas que acontecem durante a semana contam com o suporte oferecido pela SEMEL, além da experiência dos professores. Entre as modalidades oferecidas para crianças, jovens e adultos estão jiu-jitsu, basquete, futsal, taekwondo e vôlei. As aulas são oferecidas em Joaquim de Oliveira, Nancilândia, Reta Nova, Reta Velha, Venda das Pedras, além da Estação Cidadania, em Nova Cidade, e na Escola Municipal Antônio Santos da Silva, também em Venda das Pedras.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Ruan Abadias, ressaltou a importância do projeto para usuários de todas as idades no município.
"O intuito do Projeto Transformar é oferecer esporte e lazer de forma gratuita que beneficiam todas as idades em nosso município. E isso passa pelas aulas de modalidades que impulsionam a carreira de jovens atletas até as atividades para os idosos, que proporcionam mais saúde e qualidade de vida. O objetivo é expandir cada vez mais esse projeto, que vem fazendo sucesso desde as crianças até os idosos", disse o secretário.
Além das modalidades, o Projeto Transformar conta também com atividades específicas para a Terceira Idade com aulas de ginástica, alongamento e circuito funcional para idosos nos bairros Venda das Pedras, Vale do Sol, Três Pontes, Pachecos, Vila Brasil, Reta Nova, Muriqui, Engenho Velho, Manilha, Joaquim de Oliveira, Porto das Caixas, Picos, Itambi e na Praça Itamar da Silva Júnior, no Centro. Ao todo, a iniciativa beneficia mais de 1,7 mil pessoas no município.
"Os nossos núcleos esportivos tem como prioridade promover a saúde e o bem-estar de todas as faixas etárias, fornecendo uma plataforma para o desenvolvimento físico, social e emocional. Além disso, fortalece os laços comunitários e promove a inclusão, levando mais saúde e alegria para nossos alunos. Sou completamente apaixonada nesse projeto e é um orgulho muito grande poder participar na elevação da auto-estima de diversas pessoas", afirmou a coordenadora do do Projeto Transformar, Angélica Souza.
Os interessados em participar das atividades devem comparecer à sede dos núcleos de sua preferência, com documento de identificação. Em caso de menores de idade, é necessária a presença de um responsável no ato da inscrição.
Comments