top of page

Programa Viver Bem de Maricá promoveu graduação e troca de faixa em Taekwondo

Rio de Janeiro, 10/12/2023

Por redação GBNEWS

Fotos: Katito Carvalho


Aconteceu neste sábado (09/12) a graduação e o exame de troca de faixa de taekwondo do programa Viver Bem, na Arena São José, em São José do Imbassaí, Maricá. A iniciativa reuniu mais de 300 pessoas, entre atletas de taekwondo do programa, mestres, visitantes, pais, alunos e colaboradores. 


O evento apresentou o resultado das avaliações dos mestres sobre a performance dos alunos, definindo a faixa de cada lutador.


"Hoje estamos realizando a troca de faixa dos alunos de taekwondo do programa Viver bem, que é um excelente exercício e ajuda promover benefícios importante tais como: fortalecimento do corpo, aumentando a flexibilidade dos alunos, no ambiente escolas e melhorando seus reflexos, autocontrole e sua autoconfiança, e aperfeiçoando suas habilidades e principalmente a capacidade de concentração. É um dia mágico e com muita alegria aqui na arena”, disse a coordenadora esportiva do programa,  Fernanda Ramos.


No Taekwondo a graduação segue uma hierarquia que é representada por faixas (branca, amarela, amarela ponta verde, verde, verde ponta azul, azul ponta vermelha, vermelha, vermelha ponta preta e preta) que simbolizam o ciclo de aprendizagem do aluno. A aluna do polo de Inoã, Valéria Guida, de 66 anos, se emocionou ao falar do evento.  


"É uma momento especial. Adoro o que a prefeitura vem possibilitando a população de ter. Ter acesso a diferentes modalidades esportivas, é encantador! Hoje estou mudando da amarela para a faixa verde e muito grata por ser aluna de um projeto gratuito do município", comentou.


Sobre o esporte


O Taekwondo é uma Arte Marcial Coreana. Entre os vários benefícios para o praticante, estão: melhora da força muscular, assim como a resistência cardiovascular, aumenta a elasticidade, agilidade e flexibilidade, ajuda a desenvolver as capacidades de coordenação e equilíbrio e proporciona controle e conhecimento do próprio corpo.


Como participar do programa


As inscrições para as atividades do “Programa Viver Bem” são permanentes nos cinco polos, a partir dos três anos e sem limite de idade. Os interessados devem se dirigir aos locais com RG e CPF, além do comprovante de residência e atestado de saúde. O polo de São José funciona das 8h às 20h, e os demais das 8h às 19h.


Sobre o programa


Criado em 2013, o “Programa Viver Bem” oferece mais de 20 atividades diferentes entre educacionais, esportivas e lúdicas, que acontecem nos polos de São José do Imbassaí, Inoã, Itapeba e de Ponta Negra.

Comments


bottom of page