Rio de Janeiro, 11/12/2024
Por Redação GBNEWS
Fotos: Divulgação/Evelen Gouvêa, Gabriel Ferreira e Julios Costa
Quarenta residências por meio do programa Habitar Reassentamentos de Maricá foram entregues nesta terça-feira (10) com solenidade em um dos locais onde dez casas foram recebidas pelos beneficiários em São José do Imbassaí. Os moradores receberão, ainda, R$ 5 mil do Auxílio Recomeço para mobiliar as novas moradias.
Os imóveis, localizados em São José do Imbassaí, além de Inoã, Itaipuaçu e Ubatiba, recebem moradores retirados da faixa marginal do Rio Mumbuca e de áreas públicas em Itaipuaçu. A política habitacional é destinada à população em situação de vulnerabilidade e de baixa renda e integra as ações promovidas pela Prefeitura de Maricá para combater o déficit quantitativo e qualitativo de moradias na cidade.
“Ao longo dos últimos quatro anos, construímos de maneira real e concreta uma política habitacional que é exemplo para nós e para os municípios do entorno. Maricá construiu dezenas de residenciais, realocando famílias que estavam em risco permanente, pessoas que moravam em condição precária. O programa Habitar garante dignidade na moradia dessas pessoas. Habitação é direito popular previsto na Constituição Federal”, afirmou o prefeito Fabiano Horta (PT).
Foram entregues, durante a cerimônia, as chaves de 16 casas e 24 apartamentos aos beneficiários. “O município com o oitavo maior PIB no Brasil mostra que uma cidade se faz com moradia digna. A casa da gente é o palco da nossa existência. Nos últimos anos, estamos requalificando o debate da habitação e garantindo moradia digna para as pessoas”, disse o secretário de Habitação e Assentamentos Humanos, Victor Maia.
Entrega com emoção
Marília Rocha Ferreira Espíndola, mãe de 13 filhos, é uma das beneficiárias do Habitar Reassentamentos. Agora realocada em Itaipuaçu, a ex-moradora do Beira Rio revelou que não havia perdido a esperança de garantir moradia digna para os descendentes.
“Nunca desisti de sonhar. Hoje estou realizando esse sonho, saindo daqui com a chave e podendo falar para eles que nós conseguimos. A partir de hoje, vamos morar em uma casa melhor e poderei dar uma vida digna para meus filhos. Só posso agradecer a todos os envolvidos”, disse Marília.
Cleuciane Rodrigues, que recebeu as chaves da nova casa também em Itaipuaçu, revelou que vivia sob o risco de a casa onde morava cair. “Um dia meu neto estava batendo um prego na parede e a vizinha pediu para não fazer isso porque a casa ia cair. Eu não sabia que estava desse jeito. Hoje estou recebendo uma dádiva tremenda. Agradeço imensamente a cada um pelo sonho realizado, pois eu nunca teria condições de ter uma casa como a que me foi entregue”, contou.
Comments