Rio de Janeiro, 28/11/2024
Por Redação GBNEWS
Fotos: Liz Perez
A Fundação Estatal de Saúde de Maricá (Femar) e a Secretaria Municipal de Saúde continuam avançando no número de cirurgias de catarata e pterígio oferecidas no Programa “Fila Zero” de Oftalmologia. Entre os dias 11 e 26/11, foram realizadas 1.058 operações em pacientes agendados, que passaram pela triagem inicial e exames em Araçatiba, com posterior encaminhamento para o procedimento cirúrgico no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí.
O objetivo da iniciativa é realizar aproximadamente 3 mil cirurgias entre os meses de novembro e dezembro em pessoas com questões oftalmológicas que estavam na fila de espera da Central de Regulação. Com isso, será zerada a demanda reprimida por operações de catarata e pterígio na cidade, o que é essencial para a recuperação da visão e o bem-estar dos usuários da rede de saúde.
Os moradores que passaram pela triagem em Araçatiba devem ficar atentos ao número cadastrado, canal onde receberão a confirmação de data e horário da cirurgia marcada. Para esclarecer dúvidas ou receber orientações específicas sobre o programa, é possível acionar a Central “Fila Zero” de Oftalmologia pelo número 21 97184-8956, que atende somente por mensagens no aplicativo WhatsApp.
A secretária de Saúde, Juliana Nogueira, garantiu que o programa é um marco para a cidade, recuperando os olhares e promovendo qualidade de vida.
“O Programa ‘Fila Zero’ de Oftalmologia surgiu para atender e solucionar toda a demanda reprimida para consultas, exames e cirurgias de catarata e pterígio na cidade. Isso transforma realidades, já que muitas pessoas poderão, através de operações rápidas e seguras, ter a melhora da sua visão. E seguimos nos dedicando para chegar rapidamente, até dezembro, ao número de 3 mil cirurgias”, afirmou.
O diretor-geral da Femar, Marcelo Rosa, reforçou o impacto da iniciativa no cotidiano dos moradores.
“A primeira etapa da iniciativa já tinha sido um sucesso em Araçatiba, com mais de 40 mil exames e 10 mil consultas oftalmológicas. Agora, com a fase cirúrgica, solucionamos as demandas de catarata e pterígio já existentes, para que os usuários com novas questões oftalmológicas sejam atendidos pela rede posteriormente. Esse é um esforço coletivo para qualificar a saúde da população”, acrescentou.
Commentaires