top of page

Presidente Lula desembarca em Niterói nesta terça-feira (02)

Rio de Janeiro, 02/4/2024

Por Redação GBNEWS

Fotos: Lucas Benevides

Prefeito Axel Grael esteve na área que será dragada


O presidente Lula (PT) estará na tarde de hoje (02) em Niterói para dar o pontapé inicial na dragagem do Canal de São Lourenço. O prefeito axel Grael (PDT) esteve no local ontem (1/4) para vistoriar pontos chaves da reforma que temcomo objetivo ampliar o acesso da infraestrutura aquaviária ao Complexo Industrial e Portuário de Niterói e impulsionar a produção dos setores e geração de empregos.


Esperada há mais de 15 anos, a dragagem do canal tem grande significado para a região. O prefeito Axel Grael comentou sobre o futuro da indústria e dos setores que serão beneficiados com o investimento.


“A dragagem do Canal de São Lourenço é fundamental para a competitividade da indústria naval de Niterói. Nós temos o maior parque industrial/naval do país, mas que, hoje, tem como grande dificuldade a logística e o acesso das grandes embarcações. Uma outra frente dessa obra é o Terminal Pesqueiro. Nós municipalizamos o porto e, com essa dragagem, vamos recuperar a capacidade operacional do terminal. Amanhã teremos a visita do Presidente Lula em Niterói para que a gente marque o início desse trabalho de dragagem. Estamos prontos para começar uma nova fase no nosso porto!”, comemorou o prefeito.

A gestão portuária é de responsabilidade federal, mas a Prefeitura, em colaboração com o governo, resolveu assumir os investimentos. Serão R$ 138 milhões de investimento só na dragagem. Como resultado, o Porto vai operar em melhores condições de trabalho e gerar cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos.


Com prazo de conclusão de 15 meses, o desassoreamento do trecho da Baía de Guanabara acontecerá entre a Ilha da Conceição e a Ponte Rio-Niterói e aumentará de 7m para 11m a sua profundidade. As alterações no espaço permitirão o aumento da função operacional dos estaleiros, o estímulo a novas construções de embarcações e a movimentação do setor de reparos e offshore.

 


Komentáře


bottom of page