Prefeitura chega na frente dos ladrões e retira toneladas de fios em desuso em Niterói
- Gilson da Gama Barcellos
- 23 de jun.
- 2 min de leitura
Rio de Janeiro, 23/6/2025
Por Redação GBNEWS
Fotos: Bruno Eduardo Alves

Funcionários da Prefeitura de Niterói foram mais rápidos que os ladrões e retiraram 1,4 tonelada de cabos de telefonia em desuso da Avenida Rio Branco, no Centro, totalizando cerca de 50 toneladas retiradas de postes de ruas e avenidas da cidade. Todos os cabos das empresas telefônicas agora estão aterrados na Avenida Visconde do Rio Branco, acabando com o emaranhado de fios que trazia um aspecto ruim para a paisagem do Centro da cidade.
Esta não foi a única intervenção realizada pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) na Avenida Visconde do Rio Branco nas últimas semanas. As equipes fizeram a recuperação de trechos de calçadas em frente ao Mercado de Peixe, na Praça Arariboia, nas esquinas com a Rua Coronel Gomes Machado e Avenida Ernani do Amaral Peixoto e fez reparos no meio-fio na esquina com a Rua 15 de Novembro.
“Esse é um marco que deve ser comemorado, porque temos como meta da nossa gestão transformar a paisagem urbana da cidade acabando com o emaranhado de fios em desuso nos postes. A equipe da Seconser tem feito um trabalho muito eficiente, com planejamento e ação, melhorando cada vez mais a limpeza e a conservação das vias de diversos bairros”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves (PDT).

Todo o material coletado é direcionado para processos de reciclagem, reforçando o compromisso da Prefeitura com a sustentabilidade e o meio ambiente. O planejamento da ação inclui, ainda, a colaboração das empresas responsáveis pela instalação dos fios e a implementação de um plano de gestão que envolve responsabilidades e metas claras para a retirada e organização da fiação urbana.
A operação segue um plano de ação contínuo com cronograma de retirada e alinhamento de cabos e postes aprovado pela administração municipal. O serviço será realizado de forma permanente, de acordo com o planejamento da Prefeitura para organizar a fiação urbana.
Comments