Prefeitos de Macaé e Friburgo ainda não deixaram Israel em guerra com o Irã
- Gilson da Gama Barcellos
- 14 de jun.
- 2 min de leitura
Rio de Janeiro, 14/6/2025
Por Gilson Barcellos

Prefeitos de Macaé Welberth Rezende e de Friburgo Johnny Maycon, continuam em território israelense
A guerra Israel-Irã continuou por toda a madrugada deste sábado (14). O espaço aéreo está fechado e 16 autoridades brasileiras, que inclui prefeitos, vereadores e secretários de diversas cidades brasileiras não estão podendo deixar o país. Eles participavam a convite da Embaixada de Israel no Brasil de um encontro sobre segurança, inovação e desenvolvimento urbano. A Embaixada do Brasil em Israel está negociando a saída dos brasileiros do país.
As autoridades brasileiras que participavam de missão oficial em Israel enfrentaram momentos de tensão na madrugada de sexta-feira (13) após o início de um confronto direto entre Israel e Irã. O grupo de brasileiros participavam de encontros sobre segurança, inovação e desenvolvimento urbano. Do estado do Rio de Janeiro fazem parte da delegação os prefeitos de Macaé, Welberth Rezende (Cidadania), e de Nova Friburgo, Johnny Maycon (PL), além do vereador da capital fluminense Flávio Valle (PSD).
Após uma ofensiva israelense, o prefeito de Friburgo gravou um vídeo num abrigo subterrâneo (bunker):
“Agora, cerca de 3h40 da manhã, mais uma vez tocou o alarme. A gente percebe bastante tensão. Quem mora aqui já está habituado com esse tipo de rotina, mas quem é brasileiro e os sul-americanos que estão aqui ficam bastante preocupados”, disse Johnny Maycon.
“Fomos surpreendidos pelo início de um conflito, desencadeado após um ataque de Israel ao irã. Já estamos em contato com a Embaixada do Brasil e aguardamos orientações para que possamos retornar ao país em segurança o quanto antes”, afirmou o prefeito de Macaé.

Além dos prefeitos, o vereador do Rio Flávio Valle (PSD) também compõe a delegação brasileira que está em Israel. Valle, cabe ressaltar, é único vereador judeu eleito nas capitais brasileiras na última legislatura. O parlamentar está acompanhado de Davi de Mattos Carreiro, chefe executivo do Centro de Inteligência, Vigilância e Tecnologia para Apoio à Segurança Pública do Rio (Civitas).
Assim que o espaço aéreo for liberado um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) irá buscar os políticos em Israel.

Comentários