Rio de Janeiro, 24/6/2023
Por Gilson Barcellos
foto: Divulgação
Fabiano Horta e seu fiel amigo, ex-secretário de governo e ex-presidente da autarquia Somar, atual deputado estadual Renato Machado
O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT) vai receber a Medalha Tiradentes, maior honraria da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, assim que retornar à sua cidade. Ele cumpre agenda oficial em vários países da Europa.
A indicação para a entrega da Medalha e o diploma foi dos deputados Renato Machado e Zeidan, ambos petistas. O parecer favorável foi da Comissão de Normas Internas e Proposições Externas da Alerj que teve como relator o deputado liberal Guilherme Delaroli.
Fabiano Horta integra a delegação brasileira da Jornada sobre Alimentação e Agroecologia que faz um tour pela Europa, a convite da Embrapa e da União Europeia, para uma troca de informações e experiências.
Segundo o prefeito de Maricá, nas redes sociais, as visitas a diferentes cidades têm o objetivo de construir vínculos de desenvolvimento, e em Turim (Itália) a delegação foi recebida pela vice-prefeita Michela Favaro.
“Turim é referência mundial de mercados populares, como o famoso Porta Palazzo - maior mercado a céu aberto da Europa, que tivemos a oportunidade de conhecer. Os mercados populares são partes das cidades onde a diversidade social, cultural e econômica se realiza plenamente. No Porta Palazzo, vimos de perto uma grande experiência de enraizamento de produtores agrícolas nos centros urbanos. Seguimos na jornada, representando Maricá e suas utopias! A experiência de Valência, na Espanha, é um potente exemplo de preservação do território urbano, como gerador de alimentos na Cidades”, postou o prefeito acrescentando que já visitaram as hortas no sul e norte de Valência. Neste local, há um conjunto de pequenas propriedades de até 4 hectares por unidade, com centenas de pequenos produtores, desenvolvem plantio agroecológico e geração de alimentos saudáveis.
Comments