top of page

Praia do Peró ganha novos bicicletários

Rio de Janeiro, 06/10/2022

Por Redação GBNEWS

Fotos: Divulgação

Antiga reivindicação da comunidade, a orla da Praia do Peró, em Cabo Frio, acaba de ganhar três paraciclos (bicicletários) de aço inox na área certificada com a Bandeira Azul – selo internacional de qualidade ambiental. Os novos equipamentos substituem os antigos, feitos com material e peças galvanizadas, que não resistiram à maresia.


Os três novos paraciclos ficam próximos ao mastro da Bandeira Azul, em frente ao Hotel Paradiso Peró e próximo ao posto do GMAR (salva-vidas). Os equipamentos estão ao longo da avenida principal da orla, onde é proibido o tráfego de carros e motocicletas. Só podem circular, em horário restrito, veículos de carga e descarga dos quiosques e dos moradores.

Os bicicletários foram instalados pela Secretaria de Mobilidade de Cabo Frio, atendendo antiga reivindicação dos Amigos do Peró, entidade que luta pela preservação do meio ambiente na orla e seu entorno próximo. Segundo a arquiteta Anne Apicelo, os antigos bicicletários deixaram de cumprir sua função, estavam enferrujados e foram retirados. O projeto é levar os equipamentos para a Praça do Moinho assim que ela for restaurada, outra reivindicação antiga da comunidade.

— Estamos priorizando a mobilidade ativa em nosso município. Os novos paraciclos são de aço inoxidável, material de primeira linha. As bicicletas não podem continuar sendo amarradas em postes, árvores e bancos – explicou.


Ciclista e frequentadora do Peró, onde pedala nos fins de semana, Andreia Maciel, a conhecida “Maria Chuteira” das transmissões esportivas da Rádio Globo, disse que os novos paraciclos vai estimular o ciclismo no Peró, que já é muito procurado por ciclistas que pedalam não somente nas ruas placas do bairro como também na praia, com 7,2 quilômetros de extensão. Ela defende, contudo, a demarcação de uma faixa de segurança (ciclofaixa) nos acesos ao Peró.


— Pedalar faz a minha vida mais leve. E pedalar no Peró é descobrir a cada dia um cantinho encantado. Para melhorar, precisamos de ciclovia e educação no trânsito – apelou.


Presidente da Associação Ciclística de Cabo Frio (ACCF), que tem 600 associados em todo o Estado do Rio, Márcio Camisa aplaudiu a colocação dos paraciclos no Peró e disse que fará uma visita ao bairro para avaliar melhor as necessidades dos ciclistas. A ACCF tem 26 anos e é a primeira entidade de ciclistas do Estado do Rio. A maioria dos associados mora na cidade, mas 100 integrantes residem em outros municípios.


コメント


bottom of page