top of page

Prêmio ‘MPT na Escola’ é entregue para alunos da rede municipal de ensino de Itaboraí

Rio de Janeiro, 17/7/2023

Por Redação GBNEWS

Fotos: Secom/PMI

Alunos da rede municipal de ensino de Itaboraí receberam, nesta sexta-feira (14), a premiação do projeto "MPT na Escola", em cerimônia realizada na Escola Municipal Auto Rodrigues de Freitas, em Manilha. O projeto, que integra o Eixo Educação do Resgate a Infância ‘A escola no Combate ao Trabalho Infantil’, é proposto pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), mediante a necessidade de combater o trabalho infantil no país. Em Itaboraí, neste ano, o projeto foi desenvolvido em 61 escolas municipais, alcançando indiretamente mais de 20 mil alunos, sendo 5.271 estudantes das turmas do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I. O projeto foi realizado semanalmente nas 231 turmas desde o mês de março e os alunos, a partir do tema abordado, realizaram trabalhos nas categorias de poesia, desenho, conto e música. O secretário municipal de Educação, Mauricílio Rodrigues, esteve presente na cerimônia de premiação e ressaltou a importância do projeto "MPT na Escola" para os alunos da rede municipal de ensino de Itaboraí.

"Nós temos como filosofia de governo a qualidade no serviço público prestado para a população. Estamos trabalhando diariamente para fazer com que a Educação seja um canal para que os nossos alunos tenham um futuro próspero e cheio de oportunidades. E o projeto ‘MPT na Escola’ é mais uma atividade extracurricular que vem a somar com esse propósito de proporcionar uma educação de qualidade para os nossos alunos. Parabenizar a todos os envolvidos e, principalmente, aos alunos pelos trabalhos realizados”, disse o secretário. Para a premiação, os trabalhos desenvolvidos pelos alunos foram avaliados por uma banca da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), formada por sete profissionais. Todos os alunos participantes receberam medalhas e certificados. Já os três melhores colocados de cada categoria receberam ainda jogo educativo, livro infanto-juvenil e revista de atividades do MPT. Além disso, os diretores das unidades participantes receberam um certificado de participação no projeto. Os vencedores das categorias vão representar o município de Itaboraí na fase estadual do prêmio “MPT na Escola”. De acordo com a procuradora do Ministério Público do Trabalho e coordenadora estadual do MPT na Escola, Danielle Cramer, o projeto de nível nacional existe desde 2010 e tem como principal objetivo envolver as secretarias municipais de Educação com atividades a serem desenvolvidas junto às escolas.

"Não posso deixar de agradecer a toda comunidade escolar de Itaboraí pelo trabalho realizado nas 61 unidades escolares do município. O nosso objetivo é levar o debate sobre a questão do trabalho infantil para dentro da sala de aula. Nós já realizamos esse projeto em diversas escolas e municípios, mas jamais havíamos visto tamanha mobilização como vimos aqui em Itaboraí, com diretores e professores comprometidos, e alunos dedicados e muito dispostos. Hoje é o dia de premiar todos aqueles que se destacaram durante todo esse período”, afirmou.

O evento foi finalizado com os alunos acompanhados pela Banda da Guarda Municipal cantando a música “Sementes”, de Drik Barbosa e Emicida. Uma das mais entusiasmadas durante a premiação foi a manicure Fabiana Xavier, de 37 anos, mãe de um dos três primeiros colocados da categoria poesia. "Sem dúvidas, é um dia muito especial para mim e para o meu filho. Esse projeto é muito importante para as nossas crianças e ver a alegria deles com os prêmios é muito emocionante", disse.


bottom of page