Rio de Janeiro, 18/02/2024
Por Redação GBNEWS
Foto: Anselmo Mourão
A Secretaria de Saúde de Maricá reforça a importância da população atualizar os dados do Cartão Nacional de Saúde (CNS), conhecido como “cartão do SUS”, cadastro que é utilizado para atendimentos em serviços de toda a rede. Esse processo pode ser feito de segunda a sexta-feira na Unidade de Saúde da Família (USF) de referência do usuário, responsável por atender a região de moradia. Para isso, é preciso apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência atualizado e o cartão do SUS. No caso de crianças, a certidão de nascimento pode ser utilizada como documento de identificação.
A atualização é necessária para pessoas que mudaram de endereço, alteraram algum número telefônico ou possuem informações incorretas no cadastro do SUS. Essa ação é fundamental para que o morador siga acessando os serviços públicos de saúde, com identificação correta, inserção no território de atenção à saúde onde vive, além de ser contactado para diversos informes, como no caso de agendamentos de consultas ou procedimentos.
Caso o usuário ainda não seja cadastrado na USF de referência, ele também deve procurá-la munido dos documentos indicados acima para realizar o cadastro inicial, onde serão coletadas informações essenciais. Posteriormente, o agente comunitário de saúde responsável pela área onde vive fará uma visita domiciliar, comprovando o local de residência e validando o cadastro.
É importante lembrar que o cartão do SUS também pode ser acessado no aplicativo "Meu SUS Digital", disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos dos sistemas operacionais Android e iOS. No app, é possível consultar várias informações úteis, como agendamentos nos serviços de saúde, histórico de vacinação, exames realizados e a relação de atendimentos. Além disso, é possível cadastrar alergias e contatos que poderão ser visualizados por profissionais de saúde em momentos específicos.
Comments