top of page

Polo sanitário amplia oferta de serviços em São Gonçalo

Rio de Janeiro, 20/3/2022

Por Redação GBNEWS

Fotos: Júlio Diniz

Em pouco mais de um ano, o Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, no Porto do Rosa, quintuplicou a quantidade de especialistas e de serviços oferecidos na unidade de saúde. Além do aumento da quantidade, a qualidade foi diretamente afetada pela nova organização do atendimento. Houve também mudanças estruturais e obras, que ainda estão acontecendo, para dar mais conforto aos pacientes e funcionários.


“A unidade é muito antiga e a encontramos completamente abandonada, com teto descascando, falta de insumos e móveis. As especialidades oferecidas eram só as básicas: clínico geral, ginecologista e cardiologista e poucos serviços eram oferecidos e de forma precária. Já mudamos muita coisa, mas ainda há muito o que fazer. Estamos nos organizando para conseguir resolver todos os problemas, como a falta de acessibilidade, por exemplo", disse o diretor administrativo, André de Souza Silva.


O polo sanitário é referência para vários bairros do entorno, que têm população carente e que, muitas vezes, não têm condições de seguir para o Centro ou para outras unidades de saúde atrás de outras especialidades. Por isso, a nova direção viu a necessidade de ampliar os atendimentos e especialidades, o que acarretou diretamente na quantidade de consultas e serviços. Em janeiro de 2021, não passavam de 6 mil atendimentos. E este ano, a média é 35 mil por mês.


“Ampliamos as especialidades oferecidas e os programas de saúde que não funcionavam efetivamente. Hoje, eles funcionam com a propagação e promoção à saúde como devem ser. A sala de curativos, por exemplo, fazia 100 por mês. Agora, são mais de 300. As pendências na Central de Regulação eram mais de 1.000 quando chegamos. Fizemos um mutirão para zerar essa fila de pendências, que hoje não existe mais”, explicou André.

As consultas para pediatria, clínica médica, obstetrícia e pré-natal têm demanda espontânea, ou seja, podem ser marcadas direto na unidade de saúde sem ter que passar pela Central de Regulação. Assim, o paciente vai à unidade e já sai com o agendamento da consulta. Elas levam, em média, um mês de espera. As outras especialidades podem ser inseridas no sistema no polo sanitário, mas as marcações são feitas pela Central de Regulação. Os serviços também são direto na unidade, mas alguns são oferecidos em dias e horários específicos.

A unidade de saúde ainda receberá obras nos banheiros, no setor de coleta de lixo infectante e está recebendo ar-condicionado nas salas. O Programa de Hanseníase também deverá ser implantado na unidade futuramente. “Estamos avançando e melhorando a cada dia. Fizemos a equipe entender que todos são importantes dentro da unidade de saúde, desde a recepção até o médico. Ninguém sai daqui sem ser acolhido, mesmo que não tenha o tipo de atendimento que necessita na unidade”, finalizou o administrador do local, Jean Charles Aguiar da Silva.

Regulação – Qualquer gonçalense pode procurar as unidade de saúde da rede municipal para marcar consultas e exames, independente se será atendido naquele local. As unidades inserem os pacientes no sistema da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, que vai entrar em contato – através do telefone – para avisar sobre a marcação do serviço, que será agendado em local que for mais próximo de sua residência.

Por isso, é muito importante que os pacientes mantenham um telefone que funcione e esteja atualizado no cadastro. O contato e endereço do morador também podem ser atualizados em qualquer unidade de saúde.

Especialidades: Assistência Social, Cardiologia, Clínica Médica, Dermatologia, Endocrinologia, Geriatria, Ginecologia, Nutrição, Obstetrícia, Odontologia, Ortopedia, Pediatria, Pneumologia, Psicologia, Urologia

Serviços e exames: Eletrocardiograma, Exames laboratoriais: sangue, urina e fezes, Farmácia, Medição de pressão arterial, Medição de glicose,

Vacinação de rotina e de coronavírus, Curativos, Programa da Tuberculose, Teste covid-19, Programa de tabagismo, Preventivo, Teste do pezinho, Teste do olhinho,

Pré-natal, Puericultura, Planejamento familiar, Teste rápido das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Papel filtro - exame de sangue das gestantes (hiv, hepatite B, C, sífilis, toxoplasmose, rubéola e citomegalovírus)



bottom of page