top of page

PL e PT juntos: Maricá ganha ambulâncias e anúncios de Batalhão da PM e posto do Detran

Rio de Janeiro, 28/3/2023

Por Gilson Barcellos

Fotos: Agência GBNEWS

Cláudio Castro afirmou que o governo do Estado caminha junto com todos os municípios sem ver bandeira partidária


A tarde/noite desta segunda-feira (28) tem tudo para ficar na história de Maricá, cidade da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e recordista nacional em arrecadação de royalties do petróleo. Juntos, deputados rivais do PL e PT, todos com ligações ao município, de olho nas eleições de 2024.


Num palanque montado no estacionamento do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, o governador Cláudio Castro (PL) entregou duas ambulâncias com equipamentos modernos para o SAMU.

Em seguida, Cláudio Castro e o prefeito Fabiano Horta (PT), assinaram dois protocolos de intenção para a construção de um batalhão da Polícia Militar e de um novo posto do Detran no município. Castro quebrou o protocolo e fez questão de chamar um a um os deputados estaduais para assinarem os dois documentos: Guilherme Delaroli e Felipe Poubel, da bancada do PL, Zeidan e Renato Machado, do PT, todos estaduais.

Fabiano Horta anunciou que Maricá cederá o terreno e bancará a construção do Batalhão da PM no distrito de Itaipuaçu e o estado colocaria em ação o contingente policial militar. Local exato e previsão de inauguração não foram mencionados.


Quanto ao posto do Detran e do SIM (Serviço Integrado de Maricá) estão sendo construídos às margens da Rodovia Amaral Peixoto, em São José do Imbassai. “Serão inaugurados em dois meses”, afirmou o prefeito. No dia 26 de Maio, Maricá comemora mais um ano de emancipação político-administrativa”.


Ao saudar as personalidades presentes, Fabiano Horta mencionou os nomes dos deputados petistas dizendo que eles representavam os demais parlamentares presentes.


Depois da entrega das ambulâncias, das assinaturas dos protocolos, o governador Cláudio Castro foi conhecer as instalações do hospital que foi inaugurado em maio de 2020, inicialmente para atender casos da Covid-19.


A unidade hospitalar possui 107 leitos, entre Centro de Terapia Intensiva (CTI) clínico e cirúrgico, enfermarias clínicas e cirúrgicas, além de salas amarelas adulto e pediátrica. Desde a sua inauguração, já foram mais de 6.500 pessoas internadas no Hospital Che Guevara e cerca de 6 mil atendimentos realizados nos ambulatórios pré-cirúrgicos. Em fevereiro, foram iniciados os atendimentos no setor de trauma do Hospital Che Guevara, serviço direcionado às pessoas com lesões físicas de média a alta complexidade que chegam à unidade de ambulâncias do SAMU, do Corpo de Bombeiros e das unidades da Rede de Urgência e Emergência da cidade. Além disso, há um moderno centro de imagem na unidade, onde já foram feitos mais de 40 mil exames, entre tomografias, radiografias, ecocardiogramas e ultrassonografias.


Com toda essa grandeza, o Che Guevara não tem um heliporto para embarque e desembarque de pacientes e autoridades. O governador com uma grande escolta policial, se dirigiu ao Aeroporto Municipal de Maricá, em Araçatiba, distante cerca de 10km, para pegar o helicóptero de volta ao Palácio Guanabara.


Deputados:


Felipe Poubel foi vereador em Maricá e forte oposicionista ao governo petista. Está no segundo mandato como deputado estadual e é da ala bolsonarista. Pode ser candidato de oposição nas eleições municipais de 2024.


Guilherme Delaroli: de família residente em Maricá, está no 1º mandato legislativo, é irmão do prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli. O nome do parlamentar também vem sendo cogitado para disputar a Prefeitura de Maricá.


Zeidan: a deputada estadual foi 1ª dama de Maricá, está no terceiro mandato na Alerj e seu nome surge como possível candidata do PT na disputa pela Prefeitura de Itaboraí.


Renato Machado: deputado estadual no 1º mandato, também é nome forte para tentar a sucessão do prefeito Fabiano Horta, de quem foi secretário de Governo e presidente da autarquia Somar, responsável por todas as obras executadas nos últimos anos no município.


bottom of page