top of page

Peró participa do Dia Mundial da Limpeza dos Oceanos

Rio de Janeiro, 23/9/2024

Por redação GBNEWS

Fotos: Divulgação

Um dia de conscientização sobre os males provocados pelo descarte incorreto de resíduos. Comunidade e estudantes deram as mãos na Praia do Peró, em Cabo Frio, no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (DMLRP), que ocorre tradicionalmente no terceiro sábado de setembro. O movimento cívico une 191 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta em um único dia.

 

Em Cabo Frio, a ação, que também aconteceu na Praia do Forte, foi organizada pela coordenação do programa Bandeira Azul da praia do Peró, a pioneira do interior fluminense na conquista do sonhado selo internacional de qualidade ambiental. No sábado, Dia da Árvore, dezenas de espécies típicas de restinga foram plantadas no Pontal do Peró.

-- Foi uma manhã de muita sensibilização quanto às consequências do descarte incorreto e excessivo de resíduos, principalmente os plásticos. Os alunos e a comunidade do Peró estavam engajados, participando de um dos maiores eventos de limpeza do mundo e refletindo sobre o consumo dos chamados plásticos de uso único. Agradecemos a comunidade do Peró por este dia de muitas trocas e conscientização – comentou a coordenadora da Bandeira Azul no Peró, Luisa Reith, que teve o trabalho elogiado pelo biólogo Mário Flávio, dos Amigos do Peró e ex-secretário de Meio Ambiente de Cabo Frio.

 

O DMLRP foi criado e vem sendo desenvolvido desde 1986 pelo Ocean Conservancy – Centro para a Conservação da Vida Marinha. No Brasil acontece desde 1997. A iniciativa também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para esta década (2021 a 2030), da Organização das Nações Unidas (ONU), um apelo global voltado ao objetivo 14, que versa sobre a conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Além do mutirão de limpeza da praia, os voluntários e banhistas puderam visitar a exposição de peças anatômicas da fauna marinha. Estudantes da Escola Evaldo Sales participaram ativamente do mutirão. Na próxima sexta-feira, os projetos para o verão na orla do Peró serão anunciados na reunião do Conselho Gestor do programa Bandeira Azul. Entre outras medidas, está prevista a reforma dos canteiros e a mudança do acesso dos veículos de carga e descarga. O trânsito na orla do Peró é permitido apenas para ciclistas e pedestres, uma das vitórias conquistadas pela comunidade e visitantes.

Comments


bottom of page