Rio de Janeiro, 13/12/2022
Por Redação GBNEWS
Resultado de uma luta da comunidade, com apoio do poder público, a Bandeira Azul da Praia do Peró, em Cabo Frio, foi hasteada, na manhã desta segunda-feira (12), pelo quinto ano consecutivo para a temporada 2022/2023. O certificado internacional de qualidade ambiental protege 500 metros da zona urbana da Praia do Peró, que tem ao todo 7,2 quilômetros de extensão.
Durante a inauguração, a comunidade renovou os apelos ao prefeito José Bonifácio para melhorar o ordenamento da orla; renovar a drenagem e o asfalto das vias de acesso ao Peró; remodelação da Praça do Moinho; e, drenagem e pavimentação da Rua dos Badejos, na divisa com a APA do Pau-Brasil.
O programa Bandeira Azul é um modelo internacional de gestão de praias e marinas que foi lançado em 1967 pela Fundação para a Educação Ambiental. Chegou ao Peró em 2016 por solicitação de moradores, veranistas e ambientalistas que participam do movimento Amigos do Peró.
-- A comunidade do Peró está de parabéns pelo sentimento de pertencimento da sua maravilhosa praia, uma das poucas do Brasil que pode desfraldar a Bandeira Azul – disse a secretária de Meio Ambiente, Rosalice Fernandes, que garantiu para breve o início da reforma da Praça do Moinho.
O prefeito José Bonifácio elogiou a união dos moradores do Peró no sentido de cobrar melhorias para o bairro, em especial da orla marítima.
-- A cobrança é necessária. Há muita coisa precisando melhorar em nosso município – admitiu o prefeito.
A Bandeira Azul foi hasteada pelo presidente da Câmara Municipal, Miguel Alencar. Além da comunidade e autoridades, participaram da cerimônia os Amigos do Peró; o presidente da Associação dos Hotéis de Cabo Frio, Carlos Cunha; a coordenadora do projeto Bandeira Azul, Paloma Arias; e, o secretário de Meio Ambiente de São Pedro da Aldeia, biólogo Mário Flávio Moreira, entre outros. Muito esperado pela comunidade, o secretário de Obras, Vanderson Bento, não compareceu. As escolas municipais do Peró também não enviaram representantes.
Comments