top of page

Parque Orla de Piratininga já é uma das boas opções de turismo de Niterói

Rio de Janeiro, 21/8/2023

Por Redação GBNEWS

Fotos: Ascom/Neltur

O POP – Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis –, na Região Oceânica, ainda mesmo antes de, totalmente entregue à população, já é uma das grandes opções de lazer e de Turismo da cidade de Niterói. Desde que, parte dele foi inaugurado, famílias de outras cidades, turistas e, principalmente, os moradores do entorno da lagoa de Piratininga, desfrutam de uma estrutura pronta para um passeio contemplativo onde caminhando ou pedalando - do Recanto Carlos Boechat até o sistema de jardins filtrantes do Cafubá-, avistam-se mirantes para admiração da fauna e flora locais, aparelhos apropriados para atender também pessoas com necessidades especiais e se exercitar, além de quadras de esportes, estas anexas ao Centro de Esporte e Lazer – Ilha do Tibau.


O projeto POP Alfredo Sirkis consiste em um parque público às margens da lagoa de Piratininga onde a prioridade é o aproveitamento da natureza com soluções que aproximem turistas, visitantes ou moradores ao meio natural, mesmo que localizado tão perto de um ambiente urbano.


O morador de Piratininga, José Pereira, aposentado, aproveita suas manhãs pedalando pela área da ciclovia: “Adoro pedalar aqui, depois que a Prefeitura fez essa obra ficaram muito bons meus passeios matinais. Me exercito e posso olhar essa grande área verde todos os dias.” Afirmou seguindo seu passeio.

E o local atrai moradores de outras cidades também, como a publicitária de Maricá, Ivy Santos, que pela segunda vez, esteve em Niterói, no POP Alfredo Sirkis. Sempre acompanhada da cadela “Rose” e a família, ela gosta de aproveitar dias ensolarados curtindo esse recanto de Piratininga, em Niterói: “Já é a segunda vez que trago a “Rose” e meus pais aqui, adoramos esse lugar! Podemos andar pelo verde, olhar os jacarés e ainda desfrutar da tranquilidade daqui. Gostamos muito! Exclamou ela, enquanto observava um jacaré que também tomava seu sol na lagoa.

O POP Alfredo Sirkis terá em toda sua extensão: 35.290 metros quadrados de jardins filtrantes; quatro píeres de contemplação e seis de pesca; 10,6Km de ciclovia integrados ao Sistema Cicloviário da Região Oceânica; Dezessete áreas de lazer; um Centro Ecocultural com 2.800 metros quadrados, três mirantes e 8,3Km de vias de tráfego misto.


Para o presidente da Neltur, André Bento, as obras de infraestrutura realizadas pela Prefeitura de Niterói, tanto na Orla de Piratininga como na Ilha do Pontal, transformam Niterói cada vez mais voltada para o turismo de preservação ambiental, o Ecoturismo. “Com seus jardins flutuantes e as paisagens cinematográficas vistas pelos mirantes , a cidade assume sua vocação de apelo turístico, destaca Bento.


Como chegar no POP Alfredo Sirkis


Pela Avenida Raul de Oliveira Rodrigues, altura do número 558, Piratininga, está a 284m de distância (cinco minutos de caminhada); Na mesma avenida, na altura dos números 277-347 fica a 359m de distância (seis minutos de caminhada). As linhas de ônibus OC1, OC2 e OC3 deixam bem perto do futuro parque público e de sua parte já pronta.


Ilha do Pontal

Outro recanto com uma área verde pronta para ser explorada é o da Ilha do Pontal, também em Piratininga, que faz parte do Parnit – Parque Natural Municipal de Niterói -, com entrada pelas ruas, à direita, logo após o túnel Charitas-Cafubá, o local abriga espécies das mais variadas e possui sinalização de trilha.


Comments


bottom of page