top of page

Outubro Rosa: Caminhada reúne milhares de mulheres na luta contra o câncer de mama em Itaboraí

Rio de janeiro, 08/10/2023

Por redação GBNEWS

Fotos: Secom/PMI

Preenchida pela cor rosa. Assim ficou a Avenida 22 de Maio, no Centro, na manhã deste sábado (07). Milhares de mulheres participaram da tradicional Caminhada Rosa, que marca a programação da campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar e alertar a população do município sobre a prevenção ao câncer de mama.

Ao lado da primeira-dama, Pâmela Delaroli, o prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli (PL), caminhou junto à população durante todo o trajeto e agradeceu a participação de todos presentes. “Quero agradecer muito a todos que estiveram presentes na manhã desse sabadão, na nossa Caminhada Rosa. Foi um momento sensacional! Esse evento tão importante para conscientizar cada vez mais pessoas sobre a prevenção ao câncer de mama”, disse Marcelo Delaroli. Promovida pela Prefeitura de Itaboraí, por meio das secretarias municipais de Saúde (SEMSA); de Turismo e Eventos, e de Esporte e Lazer (SEMEL), o evento teve concentração na Praça Marechal Floriano Peixoto. A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou uma tenda para marcação de mamografias para mulheres com mais de 40 anos. Foram agendados, neste sábado, cerca de 100 exames para serem realizados nos dias 9 e 10 de outubro (segunda e terça-feira), no município. E ainda aferição de pressão arterial, informações de Saúde e apoio de ambulâncias.

O secretário municipal de Saúde, Hédio Mataruna, destacou os avanços da Saúde no município e do fim das filas de mamografias e biópsia. "Avançamos muito nos exames e diagnósticos, acelerando para que todas possam se cuidar e realizar o tratamento. A pedido do nosso prefeito, zeramos a fila de mamografias. E em relação às biópsias, também zeramos, com esforço do nosso governador Cláudio Castro. Se o seu pedido ainda não avançou, vá até a Central de Regulação, para atualizar seus dados e documentos, porque pode ter alguma informação errada", disse o secretário. Para garantir a segurança de todos os participantes, agentes da Guarda Municipal e das secretarias municipais de Segurança e Transporte, interditaram parcialmente as vias do percurso e fizeram desvios pontuais para evitar transtornos no tráfego. O evento contou ainda com distribuição de água. Animando os participantes, o som ficou por conta da cantora Carol Vitalino.

Daniele Mançano, de 33 anos, faz questão de participar de eventos em prol da prevenção e conscientização do câncer de mama. A moradora do bairro Engenho Velho descobriu a doença aos 31 anos de idade, e passou pelo processo de quimioterapia, retirada da mama e radioterapia, e atualmente está na fase de hormonioterapia, com medicação que visa inibir o crescimento do câncer. "Quando a gente recebe o diagnóstico de câncer, ainda mais na minha idade, é um 'baque'. Descobri o câncer já em nível avançado, mas nunca perdi minhas esperanças e sempre tive uma maravilhosa rede de apoio, fundamental para o tratamento e a cura. Faço questão de participar de eventos relacionados ao câncer de mama e incentivar as mulheres a se cuidarem. Diagnóstico de câncer não é o fim, é um recomeço. Muito bom ver Itaboraí nessa divulgação", comentou Daniele Mançano.



Comments


bottom of page