top of page

Orla das Amendoeiras, em Maricá, recebe o Projeto Uso Sustentável, do Instituto Onda Azul

Rio de Janeiro, 25/10/2022

Por Redação GBNEWS

Fotos: Divulgação

O Instituto Onda Azul, com apoio da Petrobras, lançou o projeto socioambiental “Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares”, com foco na capacitação de pescadores, na Orla de Amendoeiras, em São José do Imbassaí, Maricá. Pescadores locais discutiram as formas de alavancar a atividade em uma tradicional região, onde 60 pessoas vivem exclusivamente do que é capturado na Lagoa de Maricá. O programa, que também abrange Cabo Frio, Saquarema e São Pedro da Aldeia, vai beneficiar, até meados de 2024, 800 pescadores. É sustentado por três eixos: Pesca Sustentável e Qualidade de Vida, Turismo de Base Comunitária e Desenvolvimento Econômico e Fortalecimento Comunitário.


Liderança local, Linderlei Oliveira, o Lino, 71 anos, conta que mais de 60 pessoas vivem exclusivamente da pesca em São José do Imbassaí.


"Esperamos que o projeto ajude a nossa comunidade a fortalecer essa atividade tão importante. Estamos muito esperançosos, pois a lagoa ainda tem muita tilápia, cará, e outros peixes menos comuns".

Edson Borges, 44, cresceu pescando na lagoa. Ele enxerga ótimas oportunidades no beneficiamento das sobras das limpezas de peixes e crustáceos.


“Essas sobras podem virar farinha, gerando uma renda adicional à comunidade. Hoje os restos são oferecidos às aves, e tomamos cuidado de não prejudicarmos a natureza. Mas não há qualquer retorno financeiro”.


O Instituto Onda Azul é uma organização não governamental sem fins lucrativos especializada em gestão de projetos socioambientais, fundada no Rio, em 2006.

Entre as ações do projeto USSL, estão educação ambiental, economia criativa, produção científica e capacitação no manejo do pescado e comercialização, com foco na geração de renda. Um site reunindo informações sobre os arranjos turísticos sustentáveis de cinco localidades, a formação de redes de mulheres pescadoras e a publicação de um livro reunindo os processos do projeto estão entre as entregas.




bottom of page