top of page

Operações para fiscalizar motos irregulares completam três meses

Rio de Janeiro, 18/10/2022

Por Redação GBNEWS

Fotos: Alexandre Simonini/Detran.RJ

Lançada há três meses, no dia 18 de julho, a força-tarefa do Governo do Estado, que reúne agentes do Detran.RJ, Detro, policiais militares e policiais civis para reprimir a circulação de motos sem placas e irregulares registra números expressivos: 30.174 abordagens; 21.149 autuações; 450 operações; 4.180 motos rebocadas; e 211 CNHs recolhidas por motivos diversos - por estarem vencidas, cassadas, suspensas ou com o motociclista sem capacete e dirigir ameaçando os demais veículos.


Nesta terça-feira, dia 18/10, as operações acontecem, no turno da manhã, em Niterói e Copacabana, e, à tarde, no Encantado, em Maricá e na Barra da Tijuca. À noite elas acontecem em Jacarepaguá.


As cinco principais infrações registradas nesses três meses são: licenciamento atrasado, condução de veículo sem CNH ou permissão para dirigir, além de veículo com sistema de iluminação ou sinalização alterados, veículo em mau estado de conservação e sem placas.


As operações de fiscalização acontecem todos os dias da semana, de segunda-feira a domingo, nos turnos da manhã, da tarde e da noite. Os locais são determinados seguindo um planejamento estratégico, escolhidos conforme denúncias que chegam à Ouvidoria do Detran.RJ e por estatísticas do Instituto de Segurança Pública (ISP).

SOBRE AS OPERAÇÕES:

Diariamente, são mobilizados cerca de 20 agentes do Detran.RJ, PM, Polícia Civil e Detro, em cada uma das seis operações. Para dar mais transparência aos procedimentos, os policiais militares atuam com câmeras portáteis. Além de garantir a segurança da operação, os PMs fazem revistas à procura de armas e drogas. Já os policiais civis atuam, também, em busca de condutores com mandados de prisão em aberto.


Os agentes do Detran atuam na fiscalização de trânsito, aplicando multas e demais penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro. O Detro, por sua vez, disponibiliza os reboques que transportam os veículos apreendidos para dois pátios - localizados nos bairros Engenho da Rainha e Vargem Grande. Os agentes do Detro também estão reprimindo o transporte clandestino durante as operações.



Yorumlar


bottom of page