Obras de dragagem do Canal de São Lourenço seguem de vento em popa
- Gilson da Gama Barcellos

- 7 de ago.
- 1 min de leitura
Rio de Janeiro, 07/8/2025
Por Redação Gilson Barcellos
Foto: Divulgação

A DTA Engenharia Ltda segue avançando com os trabalhos de dragagem do Canal de São Lourenço em Niterói. A obra, considerada a maior deste porte no Brasil, tem previsão de ser concluída no primeiro semestre de 2026.
Até o momento, foram investidos R$ 107,3 milhões, segundo a Prefeitura de Niterói, que tem como meta revitalizar o parque naval, o acesso ao Porto e a indústria pesqueira, alavancando a economia desses setores e gerar cerca de 20 mil empregos. A obra no Canal de São Lourenço está gerando cerca de 1.200 empregos, sendo 310 diretos e 930 indiretos.
Dragagem
Atualmente, quatro dragas realizam o trabalho. Enquanto duas delas recolhem sedimentos que são encaminhados para serem depositados numa região mais distante em alto mar, outras duas fazem a coleta de material classificado como “acima do nível dois”, de acordo com o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Num primeiro momento, o material “acima do nível dois” é armazenado em geobags especialmente preparadas para esse tipo de trabalho, com capacidade para receber entre 900 e 1.500 metros cúbicos de resíduos cada. Elas ficam localizadas num terreno às margens do Canal.
Após as geobags chegarem à capacidade ideal e com o grau de umidade adequada, o material recebe a destinação final, de acordo com a sua classificação.


Comentários