top of page

Niterói sedia ‘Dia do Sonho’ para mil crianças de comunidades do RJ

Rio de Janeiro, 23/8/2023

Por Redação GBNEWS

Fotos: Divulgação

Após três anos de interrupção devido às limitações impostas pela pandemia, a ONG Sonhar Acordado promove, no próximo domingo (27), mais uma edição do seu tradicional “Dia do Sonho”, evento gratuito que acontece pela primeira vez em Niterói, na sede da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef), com participação de cerca de mil crianças de comunidades do Rio, Niterói e Itaboraí.

A parceria inédita entre a Sonhar Acordado e a Andef visa promover o amor, a inclusão e outros valores compartilhados entre as duas instituições. O evento terá o apoio de cerca de mil voluntários.

Na ocasião, das 7h às 17h, todas as crianças poderão participar de oficinas, shows e apresentações gratuitas, com destaque para a dança em cadeira de rodas, apresentada pela primeira vez no evento. Um cardápio foi preparado especialmente para que todos passem o dia bem alimentadas, com um almoço nutritivo, frutas, sucos e guloseimas, incluindo pipoca, pizzas, salgadinhos e cachorro-quente.

Para que tudo aconteça da melhor forma, a preparação dos voluntários começou bem antes da festa, com a realização de uma grande reunião, durante a qual foram fornecidas todas as informações sobre o evento e apresentada a principal missão da Sonhar Acordado: a transmissão de valores humanos. Durante o encontro, os participantes aprenderam um pouco mais sobre a Caridade, valor trabalhado pela ONG em 2023, visando transmitir essa mensagem a cada criança e também para a sociedade em geral.

“A caridade é o verdadeiro amor que se espalha pelo mundo, aquele que é gratuito, não espera nada em troca e gera uma onda de transformação. E é com esse sentimento e essa certeza que queremos que crianças e voluntários saiam desse evento”, afirma Luiza Cunha, diretora da iniciativa.

Durante o ano, a Sonhar Acordado realiza outras atividades em parceria com instituições que recebem crianças no contraturno escolar. Parceira da ONG há mais de três anos, a Associação Semente da Vida (ASVI), na Cidade de Deus, já confirmou a presença de cerca de 100 crianças na Festa de Natal a ser realizada neste ano. Responsável pela instituição, a voluntária Maria do Socorro já observa na garotada a ansiedade que as faz contar as horas para a chegada do grande dia.

‘Dia do Sonho’ em números

· A primeira Festa de Natal da ONG Sonhar Acordado no Rio de Janeiro foi realizada em 2001. Naquela ocasião, 300 crianças participaram do evento ao lado de 300 voluntários. Hoje, o número é ao menos 3 vezes maior.

· Em 12 anos, aproximadamente 15 mil crianças de 20 comunidades já participaram de Um Dia do Sonho!

· Em cada celebração, são consumidos cerca de 1.300 litros de bebidas, como água e suco, e 50kg de macarrão com salsicha.

· As crianças que participam das festas do Sonhar Acordado têm de 5 a 9 anos e frequentam a escola. Mensalmente, elas participam de atividades culturais e recreativas com voluntários fixos da ONG, membros dos diversos projetos contínuos desenvolvidos pela instituição.

Instituições participantes

- Casa Reviver, no Morro do Estado (Niterói)

- Associação Semente de Vida (Cidade de Deus, Rio)

- Projeto Pequeno Dom (Itaboraí)

- Associação Meninas e Mulheres do Morro (Mangueira, Rio)

- Projeto GiraSol (Engenho de Dentro, Rio)

- INPAR - Instituto Presbiteriano Álvaro Reis (Jacarépagua, Rio)

- Orfanato Santa Rita de Cássia (Praça Seca, Rio)

- Instituto Conselheiro Macedo Soares (Lins de Vasconcelos, Rio)

- Casa Santa Ignes (Rocinha, Rio)

Sobre a Sonhar Acordado

A ONG Sonhar Acordado é uma organização internacional sem fins lucrativos, que atua junto a instituições, orfanatos, casas de apoio e comunidades de baixa renda com o objetivo de transformar a vida das pessoas. A instituição nasceu no México, em 1998, fruto da iniciativa de um grupo de jovens que desejavam promover o bem e fazer algo pelo próximo. O projeto tem como objetivo reunir pessoas dispostas a criar elos de responsabilidade social e ajudar na formação e no desenvolvimento da sociedade. No Brasil, a Sonhar Acordado chegou no ano 2000 e, desde então, dedica-se a realizar sonhos, transmitir valores e transformar vidas.

Serviço:

Dia do Sonho 2023

Data: 27/08/2023

Horário: das 7h às 17h

Endereço: Andef – Rod. Prefeito João Sampaio, 4830 - Rio do Ouro - Niterói

Facebook: Sonhar Acordado Rio

Instagram: @sonharacordadorio


Comments


bottom of page