top of page

Niterói recebe Caravana do Futebol Feminino Petrobras; veja a programação

  • Foto do escritor: Gilson da Gama Barcellos
    Gilson da Gama Barcellos
  • 24 de jun.
  • 4 min de leitura

Rio de Janeiro, 24/6/2025

Por Redação GBNEWS

ree

Mais uma vez, Niterói será palco de um grande evento esportivo de projeção nacional. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer recebe até domingo, 29 de junho, a Caravana do Futebol Feminino Petrobras, um projeto que está percorrendo o Brasil para divulgar e fortalecer a modalidade. A programação será realizada na Concha Acústica, um dos espaços mais emblemáticos para o esporte e a cultura na cidade, e promete envolver moradores e visitantes em uma verdadeira imersão no universo do futebol feminino.


A iniciativa integra a preparação para a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027, que será realizada no Brasil, e tem como objetivos mobilizar a população, incentivar a prática esportiva entre meninas e mulheres e reforçar o papel transformador do esporte na sociedade.


Em Niterói, o evento contará com atividades digitais e presenciais, oficinas, jogos, encontros com jogadoras, exibições de filmes e apresentações culturais, além de ativações em escolas, praças e projetos sociais. A grande celebração acontece no sábado, 28 de junho.

ree

A Caravana do Futebol Feminino Petrobras percorrerá 24 cidades, em 12 estados e no Distrito Federal, até dezembro de 2025. A parada em Niterói ganha ainda mais relevância por acontecer em um dos polos esportivos e culturais mais importantes do município, com acesso gratuito e atividades para todas as idades.

 

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo, celebrou a chegada do projeto à cidade.


"É uma grande honra para Niterói fazer parte desse circuito nacional que promove o futebol feminino e incentiva novas gerações a sonharem com o esporte. A Prefeitura tem apoiado com orgulho essa iniciativa e escolhemos a Concha Acústica justamente por ser um local simbólico, que representa o encontro do esporte com a cultura e a inclusão social", reforçou Gallo.


Para dar ainda mais visibilidade ao esporte, o projeto será recebido em cada cidade por atletas e influenciadoras locais. A ideia é celebrar a diversidade e mobilizar pais, educadores, moradores e a sociedade em geral em prol da força do futebol feminino brasileiro, incentivando meninas a participarem do mundo do futebol.


Com o lema "Com Elas, o Brasil Vai Mais Longe", a Caravana leva ao público histórias reais sobre o futebol feminino, atividades interativas com foco no esporte, além de ações de comunicação digital e ativações em escolas, praças, projetos sociais e clubes de base. Em cada parada haverá eventos, oficinas, jogos e encontros com jogadoras.


"O futebol feminino brasileiro tem uma história riquíssima que está acontecendo agora. A Petrobras acredita que aproximar o público do esporte e das atletas é essencial para posicionar o futebol feminino brasileiro no patamar que ele deve ocupar. A Copa do Mundo de 2027 será, sem dúvida, um impulsionador importante, mas entendemos que a verdadeira transformação virá com a formação de uma nova geração de torcedores apaixonados, que acompanham as jogadoras e os campeonatos”, destaca Alessandra Teixeira, gerente de Patrocínios da Petrobras.


A travessia começou em Duque de Caxias (RJ) e, depois de Niterói, vai passar por Rio de Janeiro, Macaé, Vitória, Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e Brasília. O encerramento está previsto para 4 de dezembro.

ree

Confira a programação da Caravana do Futebol Feminino Petrobras em Niterói


TECNOLOGIA E INTERATIVIDADE ― Um grande atrativo da Caravana do Futebol Feminino Petrobras é a estrutura tecnológica e interativa. Serão desenvolvidas as seguintes atividades:


Photo Opportunity – Você com as estrelas: o público escolhe até 4 jogadoras da Seleção e cria uma foto personalizada ao lado delas para compartilhar nas redes com a hashtag #caravanadofutebolfeminino.


Cabine IA – Amiga virtual: a inteligência artificial responderá perguntas sobre a história do futebol feminino e das jogadoras brasileiras, empregando uma linguagem acessível e acolhedora.


Social Snap – Mosaico de fotos: o painel vivo exibe, em tempo real, as fotos postadas com a hashtag da campanha, estimulando o engajamento da comunidade.


Super Pong – Jogo colaborativo: é uma instalação inspirada nos videogames clássicos e no totó, onde até 8 pessoas jogam em um campo virtual utilizando controles físicos.


Experiência Audiovisual – Histórias do futebol: são vídeos curtos e impactantes sobre momentos marcantes do futebol feminino, exibidos em uma instalação visual envolvente.


CINEMA AO AR LIVRE ― Exibição gratuita de filmes na Concha Acústica (Av. Visconde do Rio Branco 679, São Domingos). As sessões serão sempre às 17h30.


Programação:


Dia 24 de junho (terça-feira): “As primeiras”;


Dia 25 de junho (quarta-feira): “Mulheres do progresso: muito além da várzea”; “Campos conquistados: a luta das mulheres na arbitragem brasileira de futebol” e “A culpa é do Neymar”;


Dia 26 de junho (quinta-feira): “Pelé: o rei desconhecido” e “Gondwana: futebol & cultura”;


Dia 27 de junho (sexta-feira): “Democracia em preto e branco”;


Dia 28 de junho (sábado): “Radar, um time! Uma nação!”; “Louise” e “Donas do Baba”.


PROGRAMAÇÃO ESPECIAL ― No sábado (28), além da exibição de filmes, haverá uma série de atividades ao longo do dia.


9h ― Cerimônia

11h ― Visita guiada expositiva;

12h ― Oficinas e atividades com projetos parceiros;14h às 17h ― Atividades culturais;

18h ― Exibição dos filmes “Radar, um time! Uma nação!”, “Louise” e “Donas do Baba”.

 

 

 

Comentários


bottom of page