top of page

Niterói lidera tratamento de esgoto no Estado e chegará a 100% até dezembro de 2028

  • Foto do escritor: Gilson da Gama Barcellos
    Gilson da Gama Barcellos
  • há 7 dias
  • 2 min de leitura

Rio de Janeiro, 02/11/2025

Por Redação GBNEWS

ree

Niterói, cidade com o maior índice de tratamento de esgoto do estado e o terceiro melhor do país, anunciará amanhã, segunda-feira (3) investimentos para alcançar 100% de cobertura de esgoto. Hoje, Niterói trata 95,6% do esgoto produzido na cidade e possui 100% da população atendida pelo serviço de abastecimento de água, segundo o instituto Trata Brasil. A concessionária Águas de Niterói, responsável pelos serviços de distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto no município, vai investir mais de R$ 300 milhões nos próximos três anos, com o objetivo de universalizar a cobertura de esgoto no território niteroiense até dezembro de 2028.

 

A maioria das novas ligações será realizada em comunidades que receberão o Programa Vida Nova no Morro, projeto de transformação urbanística e social que vai beneficiar 83 comunidades da cidade, impactando a vida de 150 mil pessoas.

 

A ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto vai contemplar todos os bairros e comunidades da cidade fluminense, contribuindo diretamente para a qualidade de vida e saúde da população, a valorização imobiliária e a preservação dos corpos hídricos de Niterói, com destaque para as lagoas de Piratininga e Itaipu e para as praias da Baía de Guanabara. A Águas de Niterói vai investir na instalação de rede coletora de esgoto em todas as comunidades do município.

 

Ampliando sua atuação em áreas de baixa renda, a concessionária vai expandir a oferta da Tarifa Social de Água e Esgoto para moradores inscritos no Cadastro Único e que atendam aos demais critérios definidos pela Lei nº 14.898/24. Ao todo, mais de 20 mil famílias devem ser beneficiadas com a iniciativa, que vai levar mais dignidade aos moradores de comunidades, proporcionando inclusão e a oportunidade de todos terem acesso a um serviço de qualidade.

ree

Outra estratégia é o lançamento da Tarifa do Pequeno Comerciante, oferecendo 50% de desconto para os pequenos comerciantes que se enquadrarem nos critérios de elegibilidade: consumir até 10 m³; ser apenas uma economia comercial; e não utilizar fontes alternativas de distribuição de água. Essa novidade vai impactar positivamente cerca de 4 mil pequenos comércios em Niterói, gerando novos empregos, fontes de renda e incentivando o empreendedorismo no município.

Comentários


bottom of page