Rio de Janeiro, 30/12/2022
Por Gilson Barcellos
Presidente eleito Lula anuncia em Brasília os ministros para seu 3º governo
O presidente eleito Luís Ignácio Lula da Silva (PT) anunciou os 37 ministros que atuarão neste seu terceiro governo que começa no próximo domingo, 1º de janeiro. Neste ministério, 10 nomes são do Partido dos Trabalhadores (PT), mas nenhum deles é do Rio de Janeiro, terceiro maior estado da federação e formador de opinião. O Estado também não emplacou ninguém como líder de governo na Câmara Federal e no Senado.
Havia uma grande expectativa quanto ao nome do presidente da ALERJ, o petista deputado André Ceciliano, que não conseguiu se eleger senador. Ceciliano foi um forte cabo eleitoral de Lula.
Lupi já foi ministro nos governos de Lula e Dilma Rousseff
O PDT que teve o ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, como apoiador de Lula na campanha eleitoral e que ficou em terceiro lugar com votação inexpressiva para o governo do estado, emplacou o nome do seu presidente nacional. Carlos Lupi assumirá o Ministério da Previdência Social. Lupi foi deputado federal pelo Rio de Janeiro e atuou como secretário de estado e da prefeitura da capital.
O PSD quase emplacou o deputado federal reeleito Pedro Paulo na pasta do Turismo. Só que cabeças coroadas do partido não apoiaram o nome do apadrinhado político do prefeito carioca Eduardo Paes, presidente regional da legenda. O parlamentar será vice na chapa de Paes que tentará a reeleição em 2024.
Daniela é a força da Baixada Fluminense no ministério de Lula
Com isso, o União Brasil mostrou força e a deputada federal reeleita Daniela do Waguinho, a partir de 1º de janeiro, comandará o Ministério do Turismo. Ela foi a deputada mais votada do Estado com 213.706 votos, é mulher do prefeito de Belford Roxo, Waguinho, presidente regional do partido.
Sem partido, Anielle Franco, que trabalhou na transição do governo Lula, assumirá o Ministério da Igualdade Racial. Ela é irmã da vereadora Marielle Franco (PSOL), assassinada à tiros juntamente com seu motorista em março de 2018 no Centro do Rio.
Por último, candidato derrotado à sucessão do governador reeleito Cláudio Castro (PL), o deputado federal Marcelo Freixo (PSB), também apoiador da campanha de Lula no Rio de Janeiro, vai presidir a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), a convite de Daniela do Waguinho.
LINK DA EDIÇÃO DE DEZEMBRO: 607f2d_0bf7f3df529c468980f321a9adbcc396.pdf (gbnews.com.br)
コメント