top of page

NELTUR lança plataforma inteligente para promoção dos atrativos e monitoramento dos turistas

Rio de Janeiro, 01/12/2023

Por Redação GBNEWS

Fotos: Ascom/Neltur

A NELTUR – Niterói Empresa de Lazer e Turismo - implantou a plataforma Smart Tour em cinco importantes patrimônios da cidade: no Museu de Arte Contemporânea - MAC-, no Caminho Niemeyer, no Parque da Cidade, no Museu Janete Costa de Arte Popular e na Fortaleza de Santa Cruz da Barra. A plataforma consolida e amplia Niterói como um Destino Turístico Inteligente.


A plataforma, já consolidada em destinos turísticos como Gramado, Diamantina, Florianópolis, Recife, entre outros, vai contribuir para a gestão pública desenvolvendo estratégias de promoção da cidade e políticas públicas de turismo mais assertivas.

Ela consiste na fixação de placas nos atrativos com QR Codes que levam o visitante a um conteúdo, em português, inglês e espanhol, no formato storytelling sobre o local. Junto com a cada placa foram instalados beacons: pequenos dispositivos que utilizam o sinal de Bluetooth para localizar smartphones em um raio de 100 metros. Os visitantes que possuem instalados no smartphone o aplicativo Smart Tour (disponível gratuitamente para Android ou IOS) ao se aproximarem dos atrativos receberão automaticamente mensagens como: “Você está próximo do Museu de Arte Contemporânea de Niterói” com o conteúdo completo, em três idiomas, sobre o local.


Os beacons também enviarão para a NELTUR dados sobre o fluxo dos visitantes em tempo real, locais de maior visitação, origem, interesses, tempo de permanência e, dados sobre a movimentação dos visitantes no local (mapa de calor). Através da plataforma o visitante também poderá contribuir com o turismo da cidade, respondendo a pesquisas em tempo real, 100% digital, aplicada a qualquer hora, de maneira que a NELTUR possa avaliar a qualidade dos serviços prestados aos visitantes e moradores como transporte, alimentação, hospedagem, etc.


A tecnologia vai consolidar Niterói um Destino Turístico Inteligente - DTI-, que é uma tendência crescente na indústria do turismo. Uma estratégia iniciada na Espanha que ajuda as cidades a darem maior visibilidade aos atrativos turísticos, os tornando mais acessíveis e sustentáveis. No Brasil, a metodologia, foi adaptada à realidade brasileira, sendo implantada em 2021 pelo Ministério do Turismo - MTur. As cidades que se dispõem a implantar as diretrizes para tornar os seus destinos mais atrativos, adquirem o selo DTI, concedido pelo MTur, após 80% dos requisitos cumpridos pelo plano de transformação.

André Bento - Presidente da NELTUR – afirma que a tecnologia está presente em todos os setores, inclusive no setor do turismo e Niterói está totalmente inserida neste contexto atual e mundial: "A Neltur está atenta às mudanças tecnológicas e o turismo de Niterói, está antenado e se atualizando todo o tempo”, destaca.


A plataforma Smart Tour, acrescenta: "É mais uma iniciativa neste sentido, que trabalhamos com integração e parcerias com as outras secretarias municipais, inclusive. Com sua utilização coloca-se o turista ainda mais conectado sobre nossos principais equipamentos turísticos e, nesta primeira fase de implantação já está funcionando nos principais pontos turísticos de Niterói, mas o propósito é instalar a mesma em todos os equipamentos turísticos da cidade. Através do uso da mesma, possibilitamos o turista ou visitante uma experiência muito mais profunda, rica e esclarecedora, sobre cada equipamento onde está instalada", ressalta Bento.


Comentarios


bottom of page